LULA NOS EUA

Lula tem processo nos EUA? Lula não pode entrar nos Estados Unidos? Veja situação do presidente eleito

Vídeo compartilhado na rede bolsonarista afirma que Lula tem processos nos EUA e poderia ser preso a entrar no país

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 09/12/2022 às 9:53 | Atualizado em 26/01/2023 às 10:22
Notícia
X

Um vídeo que circula pelas redes sociais afirma que Lula tem processos nos Estados Unidos e que isso teria ocasionado a antecipação a data da sua diplomação como presidente eleito. Mas afinal, Lula tem processo nos EUA? Entenda a seguir.

Lula tem processos nos EUA? Entenda o caso

O boato começou a surgir a partir de um vídeo de uma entrevista da advogada Fabiana Barroso ao podcast Monark Talks. Na conversa, ela afirma que Lula poderia ser preso caso entrasse nos Estados Unidos por supostamente estar sofrendo processos e ter mandado de prisão expedido no país.

O vídeo passou a circular após Lula confirmar viagem aos Estados Unidos, onde deve encontrar o presidente Joe Biden. Isso porque, segundo os boatos, Lula teria antecipado a diplomação como presidente com a finalidade de receber um passaporte diplomático, que o blindaria contra a prisão no país estrangeiro.

Acontece que Lula não tem processos nos Estados Unidos, nem mandado de prisão expedido no país. Trata-se de fake news, um boato espalhado nas redes sociais bolsonarista.

Lula não pode entrar nos EUA? Veja situação do presidente

Os processos aos quais a advogada se refere são relacionados à Operação Lava Jato. Eles tratam de uma investigação do Departamento de Justiça dos Estados Unidos sobre recebimento de propina de empresas americanas, mas os documentos não citam Lula, segundo o Terra.

Outro caso citado pelas fake news fala sobre um processo que a Petrobras sofre nos Estados Unidos por parte de investidores estrangeiros, que alegaram se sentir lesados pelos casos de corrupção na empresa. O caso foi encerrado em 2021.

Ainda ao Terra, a assessoria de imprensa de Lula negou que o presidente eleito esteja sendo investigado nos Estados Unidos. A equipe classificou a declaração da advogada como falsa.

Passaporte diplomático livra Lula de prisão?

O passaporte diplomático citado nas fake news bolsonaristas existem, mas não livrariam Lula da prisão nos Estados Unidos, caso houvesse motivo para isso. O documento não garante imunidade jurídica e dá direito apenas a facilitação na concessão de vistos, filas e revistas, por exemplo.

Apesar de ter direito ao passaporte, Lula optou por emitir uma passaporte simples, segundo a assessoria.

 

Tags

Autor