Fotógrafo de Lula

POSSE DE LULA: QUEM É O FOTÓGRAFO DE LULA? Conheça Ricardo Stuckert

Conheça o perfil do fotógrafo oficial do presidente Lula.

Imagem do autor
Cadastrado por

Jones Johnson

Publicado em 01/01/2023 às 15:00
Notícia
X

Hoje (01), acontece a cerimônia de posse do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) em Brasília.

O dia é marcado por solenidades e shows do Festival do Futuro, na Esplanada dos Ministérios. Durante todo o tempo, uma figura se destaca por estar junto ao presidente Lula: Ricardo Stuckert.

Quem é o fotógrafo de Lula?

Ricardo Stuckert é o fotógrafo oficial do presidente Lula desde 2003, no primeiro mandato de Lula.

Ele é conhecido pelo seu trabalho fotografando índios ianomânis, que foi divulgado em 1997. Também foi diretor de fotografia do filme premiado Democracia em Vertigem, da cineasta Petra Costa, que tratou dos bastidores do impeachment da presidente Dilma Rousseff (PT).

 

Foto: Orlando Brito/Divulgação
Nas redes sociais, personalidades apoiam e criticam o documentário brasileiro de Petra Costa - Foto: Orlando Brito/Divulgação

Stuckert vem atuando mais próximo de Lula, registando a rotina do presidente percorrendo todo o país, desde sua soltura, em 2019.

Entrou no mundo da fotografia influenciado pelo seu pai, Roberto Stuckert, que foi fotógrafo de outro presidente: João Figueredo.

Quando fez 18 anos, Stuckert já era fotógrado do jornal O Globo, onde fez a cobertura do então presidente José Sarney e, em seguida, de uma viagem à Espanha acompanhando Fernando Collor.

Durante os 8 anos dos primeiros governos de Lula, os únicos que ficaram na equipe de Lula desde o começo foram Ricardo Stuckert e o chefe de segurança.

Em 2005, Stuckert foi condecorado por Lula com a Ordem de Rio Branco. Seu irmão, Roberto Stuckert Filho, virou o fotógrafo oficial da então presidente, Dilma Rousseff (PT).

Em 2015, ele retornou com seu projeto de fotografar diferentes etnias indígenas e foi lançado um livro na mostra Índios Brasileiros.

Em 2022, lançou o livro Povos Originários: Guerreiros do tempo, que mostra as várias etnias indígenas do brasil.

POSSE de LULA 2023: CERIMÔNIA de POSSE do PRESIDENTE ELEITO LULA | AO VIVO

 

Tags

Autor