NORONHA

FERNANDO DE NORONHA: nova administradora terá desafios na gestão urbana e no aeroporto do arquipélago

Thallyta Figueirôa aguarda aprovação da Alepe para assumir o cargo

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo, Rodrigo Fernandes

Publicado em 08/01/2023 às 15:02
Notícia
X

No último dia 30 de dezembro, a governadora Raquel Lyra (PSDB) anunciou Thallyta Figueirôa como nova administradora de Fernando de Noronha. O nome da gestora ainda aguarda aprovação da Assembleia Legislativa de Pernambuco.

Assim que assumir o cargo, a nova administradora terá em suas mãos problemas antigos de gestão do arquipélago: a coleta de lixo e o problemático aeroporto, que desde outubro do ano passado está interditado para aeronaves de grande porte.

FERNANDO DE NORONHA

No caso da coleta de lixo, o arquipélago tem um problema que se arrasta há anos. O contrato de serviço de limpeza urbana foi firmado com a empresa atual em 2005 e venceu em 2018 — a mesma empresa, porém, segue prestando o serviço por meio de aditivos.

O governo anterior tentou emplacar três editais de licitação para contratar uma nova empresa para a função, mas eles não foram acatados pelo Tribunal de Contas do Estado.

O último deles foi lançado em novembro de 2022, com duração de 60 meses e valor de R$ 100 milhões, mas foi suspenso após o TCE receber uma denúncia de irregularidade no pregão eletrônico, e ainda não há data prevista para nova abertura.

Segundo da gerência da usina de tratamento de resíduos, a produção diária de resíduos no arquipélago é de 20 toneladas, totalizando 600 toneladas por mês. Há denúncias de precariedades trabalhistas no serviço.

AEROPORTO DE FERNANDO DE NORONHA

O aeroporto de Fernando de Noronha foi motivo de dor de cabeça na gestão passada e segue como problema em 2023. Desde outubro, o equipamento está proibido de receber pousos de aeronaves de grande porte devido a problemas estruturais na pista.

Relatório da ANAC reitera a desagregação do pavimento e outros problemas que podem causar sérios ricos às aeronaves.

Um relatório elaborado pelas equipes técnicas da Agência recomendou a manutenção da suspensão por questões preventivas. Segundo o órgão, os reparos feitos na pista foram insuficientes para aplacar a possibilidade de danos e acidentes.

Por enquanto, somente aeronaves de pequeno porte podem aterrissar no local.

QUEM É THALLYTA FIGUEIRÔA

Divulgação
Thallyta Figueirôa, Administração de Fernando de Noronha - Divulgação

Graduada em Administração, Thallyta Figueirôa tem pós-graduação em Gestão de Pessoas e MBA em Psicologia Organizacional e Gestão de Recursos Humanos.

Ela já foi presidente da Central de Abastecimento, secretária executiva de Desenvolvimento Rural e secretária de Desenvolvimento Rural, sendo todos os cargos exercidos em Caruaru.

Tags

Autor