PAPA Francisco

LULA e o PAPA: PAPA FRANCISCO fala sobre LULA e DILMA: "condenado sem provas"

Papa Francisco fala sobre Lula e Dilma e opina que prisão de Lula e impeachment de Dilma foram perseguição política da Justiça. Veja declaração do Papa sobre Lula e Dilma

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 01/04/2023 às 11:01
Notícia
X

Nesta quinta-feira (30), o Papa Francisco falou sobre o presidente Lula (PT) e a ex-presidente Dilma Rousseff (PT). A declaração foi gravada em uma entrevista para uma rede de televisão argentina antes do Papa ser internado em um hospital de Roma, após problemas respiratórios. 

PAPA FRANCISCO fala que LULA foi condenado sem provas e que DILMA sofreu um IMPEACHMENT INJUSTO

Durante sua fala para o canal televisivo argentino C5N, o Papa Francisco foi questionado sobre o "lawfare", termo referente ao uso da justiça para perseguir adversários políticos, o Papa usou o exemplo de Lula e Dilma para apontar a situação. 

Segundo o Papa Francisco, o presidente Lula foi condenado pela Justiça brasileira sem provas para desqualificá-lo. Em dezembro de 2022, o Papa já havia falado que a prisão de Lula ocorreu após a disseminação de uma notícia falsa. 

"O lawfare abre caminho nos meios de comunicação. Deve-se impedir que determinada pessoa chegue a um cargo. Então, o pessoal o desqualifica e metem a suspeita de um crime. Então, faz-se todo um sumário, um sumário enorme, onde não se encontra [a prova do delito], mas para condenar basta o tamanho desse sumário. 'Onde está o crime aqui?' 'Mas, sim, parece que sim...' Assim condenaram Lula", falou o Papa Francisco sobre o presidente Lula

A ex-presidente Dilma, e agora presidente do banco dos BRICS, foi citada pelo Papa Francisco ao dizer que a política era "uma mulher de mãos limpas, uma mulher excelente" que, para ele, sofreu um processo de impeachment injusto.

Quando o entrevistador relatou que nesses casos os "inocentes são condenados", o Papa Francisco relatou que "no Brasil, isso aconteceu nos dois casos", apontando Lula e Dilma como inocentes que precisam "desmascarar uma Justiça injusta". 

A ex-presidente Dilma sofreu um processo de impeachment após o Congresso Nacional considerar que a petista havia cometido crime de responsabilidade por "pedaladas fiscais". Foi a esse evento que o Papa Francisco fez referência.

Papa Francisco pede que jovens lutem contra a corrupção

Tags

Autor