Manobra

Com 67 anos, Tony Gel pode ser beneficiado com PEC de Jarbas Filho sobre vaga no TCE

Ex-deputado tem 67 anos, segundo documento apresentado em 2022 à Justiça Eleitoral e publicado no site do TSE

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 12/04/2023 às 15:39 | Atualizado em 12/04/2023 às 15:45
Notícia
X

O ex-deputado Tony Gel (MDB) pode ser beneficiado pela proposta de emenda constitucional do deputado estadual Jarbas Filho (MDB).

Jarbas Filho quer alterar o texto da Constituição do Estado para permitir que conselheiros e desembargadores sejam indicados para os cargos até os 70 anos de idade.

Atualmente, o texto da Constituição do Estado limita a idade máxima para a indicação em 65 anos.

Tony Gel nasceu em 5 de novembro de 1955, tendo, portanto, 67 anos de idade e pode ser beneficiado com a proposta.

Tony Gel, também ex-prefeito de Caruaru, é um dos mais antigos aliados do senador Jarbas Vasconcelos (MDB), pai do deputado estadual Jarbas Filho.

Apesar da Constituição Federal já falar na idade máxima de 70 anos para este tipo de cargo, o atual texto da Constituição do Estado poderia servir para impugnar a eventual candidatura de Tony Gel. Há outros deputados e ex-deputados interessados.

A conselheira Teresa Duere deve se aposentar em julho, pois atinge a compulsória este ano. A vaga cabe à Assembleia Legislativa.

O cargo de conselheiro do TCE garante uma remuneração vitalícia igual a de desembargador, além de auxílios saúde, celular, alimentação e transporte. O conselheiro também tem cargos comissionados e um gabinete à disposição.

Jarbas Filho esclarece que não quer beneficiar ninguém, nem a si mesmo, com PEC sobre TCE

Em uma nota ao blog, o jovem parlamentar diz que não tenho nenhum interesse em ser conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (algo que o blog não escreveu em nenhum momento) e nada tem a ver com a intenção de beneficiar aliados, pois "este é um cargo que poderia ser pleiteado por qualquer que correspondesse ao que foi determinado pela lei".

Tags

Autor