PAGAMENTO

Alepe diz que está regularizando pagamentos atrasados de comissionados exonerados

Ex-servidores reclamaram de atraso no pagamento de verbas indenizatórias após deixarem os cargos, em janeiro

Imagem do autor Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo, Rodrigo Fernandes

Publicado em 02/05/2023 às 13:17
Notícia
X

Ontem, o Blog de Jamildo noticiou uma denúncia feita por ex-servidores comissionados da Assembleia Legislativa de Pernambuco, que reclamam de atraso no pagamento de verbas indenizatórias a receber após a exoneração de seus cargos, ocorrida em janeiro, na troca de legislatura.

Hoje, a Alepe confirmou que ainda há pagamentos a serem feitos, e que os repasses estão sendo realizados por lotes.

De acordo com a Casa Legislativa, os pagamentos são feitos até o dia 20 de cada mês, em conjunto com as folhas de servidores ativos e inativos da Casa, "seguindo a ordem cronológica dos requerimentos formais de desligamento".

"A distribuição por grupos visa ajustar o valor total dos pagamentos (mais de R$ 7 milhões, até o momento) à programação financeira da Casa para 2023", diz a Alepe, em nota.

"Esse montante deve-se à substituição de cerca de 40% dos cargos comissionados na instituição, uma vez que 24 mandatos de ex-parlamentares não foram renovados", justificou o comunicado.

Entenda o caso

Um grupo de centenas de ex-servidores comissionados da Assembleia Legislativa de Pernambuco está denunciando o Legislativo estadual de não cumprir com o pagamento de benefícios aos quais teriam direito.

Os ex-funcionários reclamam que foram exonerados no dia 31 de janeiro de 2023, quando ocorreu a troca da legislatura, e que ainda não receberam o pagamento referente a férias e décimo terceiro proporcionais.

Passados 90 dias da exoneração, os profissionais ainda aguardam o pagamento das verbas indenizatórias, e afirmam não ter recebido qualquer posição da primeira secretaria ou da presidência da casa.

Eles dizem que muitos estão passando por necessidade, e que estão estão tendo um direito garantido "negado pela Alepe".

Tags

Autor