BOATO

FLORDELIS MORREU? É falso que ex-deputada Flordelis morreu espancada na prisão; entenda boato

Flordelis está viva: fake news diz que a ex-deputada morreu na prisão; entenda o boato

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 06/06/2023 às 8:18 | Atualizado em 01/11/2023 às 8:50
Notícia
X

Uma falsa mensagem está circulando pelas redes sociais afirmando que a cantora gospel, pastora e ex-deputada federal Flordelis teria morrido na prisão.

Ela está presa desde agosto de 2021, condenada pela morte do ex-marido, o pastor Anderson do Carmo.

>> CASO FLORDELIS: como Flordelis matou o marido? Pastora foi condenada por mandar matar Anderson do Carmo

Entenda a fake news que diz que Flordelis teria morrido

A mensagem está circulando especialmente no TikTok, onde um vídeo exibe uma foto da ex-deputada afirmando que ela teria morrido na cadeia após ser vítima de um espancamento.

"Morre aos sessenta e quatro anos a ex-cantora gospel Flordelis. A mesma foi violentada dentro da cadeia. Comenta a curte", diz a legenda de uma das publicações encontradas pelo site Boatos.org.

No Twitter, vários usuários publicaram mensagens nas últimas horas questionando a veracidade do vídeo, espantados com a repercussão da falsa morte da ex-parlamentar.

Flordelis morreu?

Flordelis não morreu. A ex-deputada está viva e segue presa na penitenciária Talavera Bruce, no Complexo de Gericinó, no Rio de Janeiro.

O vídeo que divulga a morte da cantora gospel é falso e apresenta indícios claros de que se trata de fake news. Um deles é a idade de Flordelis apresentada na fraude: na verdade, ela tem 62 anos, e não 64, como diz o vídeo.

>> FLORDELIS foi de estrela gospel a condenada por assassinato; relembre a história dela

De acordo com a agência Lupa, a Secretaria de Administração Penitenciária (Seap) do Estado do Rio de Janeiro emitiu nota desmentindo o boato. "Não há registro de qualquer episódio envolvendo a citada", diz o comunicado.

Outros indícios são a falta de fontes oficiais ou comunicados divulgados por parte da família. Logo, conclui-se que o vídeo é apenas uma criação montada com o objetivo de espalhar um boato.

Flordelis está viva

Mesmo presa, Flordelis segue sendo notícia nas últimas semanas. No mês de maio, ela ganhou na Justiça o direito de abandonar o sobrenome que pertencia ao ex-marido, passando a usar o nome de solteira.

Com a mudança, ela removeu o sobrenome "de Souza" e passou a assinar novamente como "Flordelis dos Santos".

Em abril, a ex-deputada ganhou uma declaração do atual namorado, o produtor musical Allan Soares.

Em um vídeo publicado nas redes sociais, ele aprece abraçado à cantora gospel, faz juras de amor e demonstra o desejo de encontrá-la novamente.

Flordelis pastora: veja detalhes do caso

Tags

Autor