IMPEACHMENT

IMPEACHMENT BARROSO: Oposição protocola pedido de impeachment de Barroso após fala contra Bolsonaro

Pedido de impeachment de Barroso foi protocolado no Senado por senadores e deputados

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 20/07/2023 às 10:12 | Atualizado em 20/07/2023 às 14:02
Notícia
X

Parlamentares de oposição protocolaram no Senado Federal um pedido de impeachment contra o ministro Luís Roberto Barroso, do Supremo Tribunal Federal. O motivo é a declaração dada pelo magistrado no congresso na UNE, na última semana, em que ele afirmou que "derrotamos o bolsonarismo".

O pedido de impeachment contra Barroso tem a assinatura de 17 senadores e 70 deputados federais.

A justificativa do pedido é a de que Barroso exerceu atividade político-partidária com seu discurso, e cometeu crime de responsabilidade.

"Hoje, 19 de julho, nós senadores e deputados, apresentamos pedido de impedimento do ministro Barroso. Em 5 de julho, na cidade de Porto Alegre [RS], [o ministro Barroso] afirmou que o Poder Judiciário tornou-se um poder político. Tão ou mais grave foram suas declarações aqui em Brasília, no último evento da UNE, onde o magistrado afirmou “nós derrotamos a censura, nós derrotamos a tortura, nós derrotamos o bolsonarismo para permitir a democracia e a manifestação livre de todas as pessoas”. disse o senador Jorge Seif, que assinou o pedido.

"As manifestações por parte do presidente [do Senado Rodrigo] Pacheco sobre as falas do ministro Barroso nos deixam certos que o presidente desta Casa também viu a gravidade e os crimes de responsabilidade nela contida", completou o senador, segundo o Poder360.

Flávio Bolsonaro disse que as falas de Barroso foram apenas o estopim de uma série de ações que demonstraram partidarismo e parcialidade.

"A foto que nós vemos hoje do que fez o ministro Barroso é horrorosa, mas o filme do que ele vinha fazendo nos últimos anos é de terror. Ele veio para dentro do Congresso Nacional para trabalhar contra aquela PEC do voto eletrônico com comprovante impresso. Com que legitimidade assume agora a presidência do STF? Com que moral vai assumir a presidência do CNJ?", questionou o senador, que também assinou a petição.

Outros nomes que assinaram o pedido de impeachment foram Damares Alves e Hamilton Mourão.

 

Tags

Autor