Justiça

Hacker da Vaza Jato terá que apresentar provas para conseguir delação premiada

Jurista explica que, sem provas, informações servem apenas como ponto de partida para investigação

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 02/08/2023 às 16:57 | Atualizado em 02/08/2023 às 16:59
Notícia
X

A suspeita de que o hacker Walter Delgatti Neto, preso na manhã desta terça-feira em operação da Polícia Federal, pretende fazer uma delação premiada ganhou força com a revelação de que relatório da PF apontou que assessores da deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) fizeram pagamentos via Pix no valor de R$ 13.500 ao hacker. Delgatti teria autorizado que PF acessasse seu extrato bancário para obter o registro do Pix.

Invasão de urna

Em depoimento, Delgatti afirmou que o ex-presidente Jair Bolsonaro teria questionado, durante encontro no Palácio da Alvorada em 2022, se ele poderia, em posse do código fonte, invadir uma urna eletrônica. O hacker disse que foi levado ao encontro pela deputada federal, alvo de mandados de busca e apreensão na Operação 3FA, que investiga invasões no sistema informatizado do Poder Judiciário.

A jurista e mestre em Direito Penal Jacqueline Valles explica que, se quiser obter um acordo de delação premiada, o hacker terá que apresentar provas das informações prestadas à PF. “Para ser beneficiado com a redução de pena que a lei prevê na delação premiada, o investigado precisa apresentar provas válidas ou indicar aos investigadores o caminho para que eles cheguem a essas provas. A delação só pode ser homologada por um juiz com instrução de provas”, acrescenta a jurista.

Jacqueline conta que, caso não apresente provas, as informações obtidas têm a força de um depoimento normal. “Neste caso, as informações podem ser usadas no processo como ponto de partida para as investigações e podem ser comprovadas durante o decorrer do processo criminal”, detalha.

Segundo a jurista, a Lei 12.850/13 estabelece, no artigo 4º, que o juiz poderá reduzir em até 2/3 a pena privativa de liberdade ou substituí-la por restritiva de direitos daquele que tenha colaborado com a investigação. “Mas isso só acontece se a colaboração resultar na na identificação dos demais coautores de um crime; se revelar a estrutura hierárquica de uma organização criminosa e se ajudar a prevenir novos crimes da organização criminosa, por exemplo. Ou seja, não basta falar qualquer coisa, é preciso ter provas para se atingir um resultado”, completa.

Tags

Autor