CPI

Hacker Walter Delgatti Neto acusa Bolsonaro de tentar fraudar urnas; veja o depoimento

Walter Delgatti Neto prestou depoimento à CPI dos atos golpistas nesta quinta-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 17/08/2023 às 12:42
Notícia
X

O hacker Walter Delgatti Neto afirmou, nesta quinta-feira (17), que o ex-presidente Jair Bolsonaro pediu que ele tentasse fraudar as urnas eletrônicas, e, em troca, ofereceu um indulto para que não fosse punido pela fraude.

O ex-presidente também teria pedido para que o hacker participasse da implantação de um grampo no ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal.

As declarações foram dadas durante a CIP dos atos golpistas de 8 de janeiro. Delgatti, que ficou conhecido como o "Hacker da Vaza Jato", presta depoimento à comissão hoje.

CPI

Delgatti presta depoimento à CPI dos atos golpistas um dia após ser ouvido pela Polícia Federal.

Ele foi preso semanas atrás sob acusação de ter participado da invasão do sistema do Conselho Nacional de Justiça (CNJ), e desenvolvido documentos falsos, a pedido da deputada federal Carla Zambelli (PL), apoiadora de Bolsonaro.

Ele poderia ter ficado calado, mas não usou esse direito e revelou detalhes das ações. 

Hacker depoimento

Ele contou no depoimento que foi procurado pela deputada Carla Zambelli (PL-SP) para se reunir com Valdemar Costa Neto presidente do PL, com Duda Lima, marqueteiro da campanha de Bolsonaro no ano passado, e com o próprio Jair Bolsonaro, à época candidato à reeleição.

Segundo o hacker, ele teria se reunido com Bolsonaro no Palácio do Alvorada e, posteriormente, ido ao Ministério da Defesa para tratar de termos técnicos. As conversas trataram de um plano para tentar provar que as urnas eram passíveis de fraude.

Bolsonaro, então, teria dito que não entendia da parte técnica do sistema eleitoral e pedido que ele conversasse com o ministro da Defesa. O ex-presidente teria agradecido ao hacker, afirmando que ele estaria "salvando o Brasil", garantindo o indulto.

"Sim, recebi [proposta de benefício]. Inclusive, a ideia ali era eu receber um indulto do presidente. Ele havia concedido indulto ao deputado [Daniel Silveira] e como eu estava investigado pela [operação] Spoofing, impedido de acessar a internet e trabalhar, eu estava visava esse indulto, que foi oferecido no dia", disse Delgatti.

Hacker e Bolsonaro

"Fique tranquilo, se algum juiz te prender, eu mando prender o juiz'. E deu risada", afirmou Delgatti sobre o diálogo pelo telefone com Bolsonaro.

Veja o depoimento do Hacker de Bolsonaro à CPI

 

HACKER BOLSONARO

Tags

Autor