FAKE NEWS

ALEXANDRE GARCIA FAKE NEWS: AGU do governo LULA abre investigação após FALA DE ALEXANDRE GARCIA

Pelas redes sociais, o ministro-chefe da AGU afirmou que determinou a abertura de um procedimento contra o ex-apresentador da Globo na Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 11/09/2023 às 12:03 | Atualizado em 12/09/2023 às 10:49
X

O Advogado-Geral da União (AGU) no governo Lula, Jorge Messias acionou Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia, na noite deste domingo (10/9), contra o jornalista Alexandre Garcia após o comunicador divulgar fake news sobre as chuvas no Rio Grande do Sul.

Na sua fala, Alexandre Garcia culpa governos petistas pela enchente que deixou ao menos 46 mortos no Rio Grande do Sul.

Garcia é ex-Globo e ex-CNN e aderiu cedo à horda bolsonarista que ajudou a propagar ódio nas redes sociais.

Pelas redes sociais, o ministro-chefe da AGU afirmou que determinou a abertura de um procedimento contra o ex-apresentador da Globo na Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia.

>> Defesa Civil do Rio Grande do Sul pede prioridade na doação de kits de limpeza

"Determinei à Procuradoria Nacional de Defesa da Democracia a imediata instauração de procedimento contra a campanha de desinformação promovida pelo jornalista. É inaceitável que, nesse momento de profunda dor, tenhamos que lidar com informações falsas", escreveu Messias sobre o caso.

ALEXANDRE GARCIA ESPALHA FAKE NEWS

Em comentário no canal da revista de ultradireita Oeste, que abriga muitos demitidos da Jovem Pan, o jornalista disse que “é preciso investigar porque não foi só a chuva” e criou uma onda que viralizou nas redes de ódio bolsonaristas.

“A chuva foi a causa original. Mas no governo petista foram construídas, ao contrário do que recomendavam as medições ambientais, três represas pequenas que aparentemente abriram as comportas ao mesmo tempo”, diz Garcia no vídeo.

"Isso causou uma enxurrada parecida com aquelas que acontecem aqui perto de Brasília, na Chapada dos Veadeiros, e que levam as pessoas e que matam pessoas porque a água vem de repente", completa ele.

Implantação de sistema de monitoramento e alertas de desastres naturais no RS

O Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI) integrou a comitiva do governo federal que esteve neste domingo (10) na região do Vale do Taquari, que foi atingida por um ciclone no Rio Grande do Sul.

O diretor do Departamento para o Clima e Sustentabilidade da Secretaria de Políticas e Programas Estratégicos, Osvaldo Moraes, integrou a comitiva liderada pelo presidente em exercício, Geraldo Alckmin, e afirmou que o MCTI vai ajudar o estado a implantar um sistema de monitoramento e alertas de riscos de desastres naturais similar ao Cemaden.

>> Governo anuncia auxílio emergencial para cidades afetadas por ciclone no Rio Grande do Sul

O MCTI e o Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima vão construir uma estratégia para preparar os municípios para os fenômenos climáticos extremos. Para isso, será realizado um seminário científico nos dias 28 e 29 de setembro, em Brasília.

“A adaptação às mudanças climáticas exige ações coordenadas, e o Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação tem compromisso em prover informações científicas para contribuir com as discussões da agenda climática e para subsidiar as políticas públicas”, disse a ministra Luciana Santos.

Ela ressalta: "Temos ainda o desafio de aumentar a conscientização e a percepção da sociedade a respeito da mudança do clima e os impactos que essas alterações já estão provocando em nosso cotidiano".

Veja também: Vacinas Coronavac e a defesa de Bolsonaro por Alexandre Garcia

Tags

Autor