Pandemia

Vacina contra covid-19 pode passar a ser disponibilizada apenas para grupos com maior risco de morte a partir de 2024

Ideia é passar a prover vacina contra covid-19 para pessoas mais suscetíveis a desencadear quadros graves da doença

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 22/09/2023 às 8:57
X

VACINA CONTRA A COVID - O Ministério da Saúde está analisando a possibilidade de oferecer a vacina contra a Covid-19 apenas para grupos de alto risco para a doença.

Isso significa que, a partir de 2024, existe a possibilidade de que somente os grupos prioritários recebam o imunizante. 

QUEM FAZ PARTE DO GRUPO PRIORITÁRIO?

Nesse grupo, estão incluídos:

  • crianças com idades entre 6 meses e 5 anos,
  • idosos,
  • indivíduos imunocomprometidos,
  • profissionais de saúde,
  • gestantes e puérperas.

E AS DEMAIS PESSOAS?

Se a ideia foi concretizada, a imunização da população em geral dependeria da disponibilidade de doses remanescentes após a vacinação dos grupos mais suscetíveis a consequências graves decorrentes da infecção pelo coronavírus.

ESTRATÉGIA DE PROTEÇÃO CONTRA COVID-19

Essa estratégia de enfocar inicialmente os públicos prioritários é semelhante à adotada na campanha de vacinação contra a gripe, em que a vacinação para o público em geral só é iniciada quando há doses disponíveis após atender os grupos prioritários.

Segundo Eder Gatti, diretor do Programa Nacional de Imunizações (PNI), a proposta de restringir a vacinação da Covid-19 será discutida com os estados e municípios antes de ser implementada.

O representante do Ministério da Saúde esclareceu que essa abordagem está alinhada com as diretrizes do Grupo Consultivo Estratégico de Peritos em Imunização da Organização Mundial da Saúde (OMS). 

O QUE DIZ A OMS?

Em março de 2023, a OMS atualizou suas recomendações para a vacinação contra a Covid-19, estipulando que os grupos de alta prioridade devem receber doses de reforço a cada seis meses ou um ano após a última dose aplicada. Por outro lado, adultos saudáveis com menos de 60 anos e crianças e adolescentes não precisam de doses de reforço periódicas se já tiverem recebido a dose primária e o primeiro reforço.

“Embora reforços adicionais sejam seguros para este grupo (adultos saudáveis com menos de 60 anos e as crianças e adolescentes), o Sage não os recomenda rotineiramente, dados os retornos comparativamente baixos para a saúde pública”, disseram os consultores.

“Fizemos reuniões técnicas e tiramos diretrizes básicas que o Ministério da Saúde vai seguir em discussões internas. Agora, a decisão final ainda depende de uma discussão com a gestão tripartite”, disse Gatti, em encontro realizado pela Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm) em Florianópolis.

A vacina segue sendo extremamente eficaz para evitar casos graves e mortes por covid-19.

Com informações da reportagem do portal Metrópoles.

Tags

Autor