CONSELHO TUTELAR

Eleição para Conselho Tutelar deve ser anulada, pede Defensoria Pública; entenda o que aconteceu com votação para conselheiros tutelares 2023

CONSELHO TUTELAR - Segundo Defensoria Pública, eleição deve ser anulada, após eleitores observarem problemas

Imagem do autor
Cadastrado por

Gabriel dos Santos

Publicado em 02/10/2023 às 8:57 | Atualizado em 02/10/2023 às 9:06
Notícia
X

A Defensoria Pública recomendou que a eleição para conselheiro tutelar realizada neste domingo (1º de outubro) seja anulada em uma importante cidade do Brasil.

Segundo os defensores públicos, a eleição para conselheiro tutelar teve problemas, como lentidão e quedas no sistema que computa os votos. Em alguns momentos, até cédulas de papel precisaram ser usadas para registrar os votos.

ONDE ELEIÇÃO PARA CONSELHEIRO TUTELAR PODE SER ANULADA?

A orientação da Defensoria Pública para anulação da eleição para conselheiro tutelar ocorreu em Belo Horizonte, capital de Minas Gerais.

A cidade foi a única, entre as capitais do Brasil, a não aceitar urnas eletrônicas da Justiça Eleitoral para realizar o processo de votação para conselheiros tutelares.

Ao invés disso, um sistema foi desenvolvido pela Empresa de Informática e Informação do Município de Belo Horizonte (Prodabel), mas o sistema apresentou várias falhas ao longo do domingo. Longas filas foram registradas nos locais de votação.

A orientação da Defensoria Pública é de que novas eleições para conselheiros tutelares sejam realizadas em um prazo de 30 dias.

O pedido foi feito quando a apuração já havia iniciado. "0 município, o Conselho e a Comissão responderão dentro do prazo de 48 horas citado no documento", afirmou a Secretaria Municipal de Assistência Social, Segurança Alimentar e Cidadania (Smasac), em nota enviada ao G1.

Tags

Autor