bolsa de valores

Dólar sobe e Bolsa cai com pessimismo de recessão global; entenda caso

Nesta terça-feira (03), o mercado abriu com alta no dólar e queda no Ibovespa, principal índice da bolsa de valores brasileira. Questão está vinculada com receio de possível recessão global

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 03/10/2023 às 11:45
Notícia
X

Na manhã desta terça-feira (03), o dólar começa em alta, enquanto o Ibovespa, principal índice sobre a bolsa de valores brasileira, apresenta queda. Principal motivo para esse cenário é o aguardo sobre o resultado do mercado de trabalho nos Estados Unidos e a possibilidade de uma recessão econômica ao redor do mundo. 

Dólar sobe e Ibovespa cai com foco no exterior

O Ibovespa abriu em queda de 0,17% nesta terça, enquanto o dólar subiu 0,30%. Essa situação mantém o cenário desta segunda-feira (02), quando o índice da bolsa de valores chegou em uma queda de 1,29% e o dólar em uma elevação de 0,79%

Com esse cenário, o dólar chegou ao patamar de R$ 5,0812 e o Ibovespa fica com 114.855 pontos. Nessa situação, o dólar ainda mantém uma alta de 0,79% na semana e neste mês (que começou agora), enquanto mantém o acumulado de 4,01% de queda ao longo de 2023. 

A situação do Ibovespa esse mês está em queda de 1,29% até então, mas o índice também obteve um acumulado de alta em 4,85% ao ano. 

 

A situação negativa para o mercado financeiro brasileiro está mais vinculado com a situação global da economia, já que os Estados Unidos estão com maior tendência de alta da inflação em vinte anos. A expectativa é que o resultado do mercado de trabalho nos EUA em setembro permanece em estabilidade, com 8,8 milhões. 

Isso porque uma elevação grande no mercado de trabalho também pode aumentar a taxa de inflação do país e dificultar mais a situação dos investimentos. 

TAXA SELIC É REDUZIDA EM 0,5% pelo BANCO CENTRAL

Tags

Autor