Transporte público

Sem uma Via Mangue para chamar de sua, João Campos aposta em mais pontes para melhorar mobilidade do Recife

A Via Mangue contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, oferecendo uma nova opção de transporte e lazer. Sem alternativas semelhantes, João Campos quer ir além

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Jamildo Melo

Publicado em 26/10/2023 às 16:53 | Atualizado em 26/10/2023 às 17:12
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Um contínuo graduado na Prefeitura da Cidade do Recife contou ao Blog de Jamildo que o prefeito João Campos, do PSB, vai apostar cada vez mais na construção de novas pontes na capital pernambucana, como forma de melhorar a mobilidade urbana.

Isto acontece porque, desde o início de sua gestão, a equipe técnica detectou que não existem mais soluções viárias possíveis. "Não há uma nova via mangue a ser feita", explicam.

A Via Mangue é uma importante obra de infraestrutura urbana do Recife, em Pernambuco. Inaugurada em 2016, na gestão João da Costa, do PT, a via é uma avenida elevada que corta o manguezal da cidade, ligando a região central ao bairro de Boa Viagem. A Via Mangue contribuiu para a melhoria da qualidade de vida dos moradores da região, oferecendo uma nova opção de transporte e lazer. De acordo com a Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU), a via beneficia o fluxo de cerca de 55 mil veículos por dia. O corredor exclusivo para ônibus ajudou a aumentar a velocidade média dos coletivos em 25%. A via contribuiu para a valorização imobiliária na região em até 30%.

Nesta linha, já foram iniciadas as obras da ponte Júlia Santiago, a maior construída no Recife nos últimos 40 anos (335 metros de comprimento), entre os bairros de Areias e Imbiribeira. A intervenção terá investimento de R$ 91 milhões e vai melhorar a mobilidade urbana na região, conectando mais rápido as avenidas Recife e Mascarenhas de Morais. A extensão total da obra será de 2,3 quilômetros, incluindo o alargamento das avenidas Tapajós e Engenheiro Alves de Souza.

IVISON GAMBARA / PCR
CONSTRUÇÃO | Veja imagens da obra da Ponte do Monteiro (Monteiro-Iputinga) - IVISON GAMBARA / PCR

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A Prefeitura do Recife está finalizando a construção da Ponte Engenheiro Jaime Gusmão, entre os bairros da Iputinga e do Monteiro, que beneficiará diretamente cerca de 60 mil pessoas. Serão quatro faixas de rolamento, duas em cada sentido. A etapa principal da obra, correspondente ao “tabuleiro” sobre o rio Capibaribe, chegou a mais de 90% de conclusão e ficará pronta até o final do ano. Já a segunda fase, que inclui as conexões com o solo, usando a técnica da terra armada, será concluída no primeiro semestre de 2024, quando a ponte será liberada para uso pela população.

Pontilhões para melhorar mobilidade em Setúbal

No começo de outubro, foi anunciada ainda a construção de três pontilhões na região de Setúbal, situada no bairro de Boa Viagem, na Zona Sul da cidade. As intervenções têm o objetivo de criar novas conexões viárias, melhorando as condições de mobilidade para pedestres, ciclistas e motoristas. O investimento previsto nas obras, executadas pela Autarquia de Urbanização do Recife (URB), é de cerca de R$ 5 milhões. O edital da licitação foi publicado no Diário Oficial do Município (DOM).

Um dos pontilhões será construído na Rua João Cardoso Aires, possibilitando a travessia do Canal de Setúbal e criando uma alternativa de trânsito para os veículos oriundos da Avenida Boa Viagem. O equipamento terá 27,8m de extensão e 16,5m de largura, com passeios em ambos os lados para os pedestres e ciclovia bidirecional. Serão três faixas de rolamento, com circulação no sentido praia-subúrbio. O fluxo no sentido inverso deverá ser feito pela Rua Baltazar Passos.

Haverá também mais dois pontilhões entre as ruas Copacabana e Luiz Pimentel, por sobre o Canal do Jordão; e entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes, no Canal de Setúbal. Juntas, as duas estruturas criarão alternativas de ligação com a Avenida Boa Viagem nos dois sentidos.

Com 32,50m de extensão e 16,5m de largura, o pontilhão entre as ruas Copacabana e Rua Luiz Pimentel permitirá a travessia da Avenida Juarez Távora no sentido praia-subúrbio e terá três faixas de rolamento, ciclofaixa bidirecional e passeios nos dois lados. Por sua vez, a obra entre as ruas Cônego Romeu e Engenheiro Zael Diógenes medirá 27,80m de extensão, também com ciclofaixa bidirecional e passeios, fazendo a conexão no sentido subúrbio-praia.

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