GUERRA ISRAEL E HAMMAS

Ataque de Israel a ambulâncias com civis gera indignação global

Exército israelense declarou que ambulâncias eram usadas por célula terrorista do Hamas

Imagem do autor
Cadastrado por

Vitória Floro

Publicado em 04/11/2023 às 11:51 | Atualizado em 04/11/2023 às 12:09
X

Lideranças internacionais condenaram neste sábado (4) o ataque de Israel contra uma ambulância na Faixa de Gaza que, segundo o grupo terrorista Hamas, fazia parte de um comboio para transportar feridos da região para o Egito.

O Exército israelense afirmou, por sua vez, que a ambulância era "usada por uma célula terrorista do Hamas".

Segundo o Ministério da Saúde do território palestino o ataque à ambulância causou 15 mortos e deixou 60 feridos.

"Estou horrorizado com o ataque relatado em Gaza a um comboio de uma ambulância fora do hospital Al Shifa. As imagens dos corpos espalhados na rua fora do hospital são angustiantes", disse António Guterres, secretário-geral da ONU.

O chefe da ONU insistiu que "não esquece os ataques terroristas cometidos em Israel pelo Hamas", mas acrescentou que "por quase um mês, os civis de Gaza, incluindo crianças e mulheres, têm sido sitiados, privados de ajuda, mortos e expulsos de suas casas com bombardeios".

"Isso deve parar", continuou. A situação humanitária em Gaza é "horrível", disse. "Não há comida, água ou remédios suficientes, e o combustível para abastecer hospitais e usinas de água está se esgotando."

Guterres pediu novamente um cessar-fogo e a libertação dos reféns tomados pelo Hamas em seu ataque inicial em 7 de outubro.

O diretor da Organização Mundial da Saúde (OMS), Tedros Adhanom Ghebreyesus, afirmou na rede social X estar "totalmente chocado com os relatos de ataques a ambulâncias".

A Coordenadora de Assuntos Humanitários da ONU, Lynn Hastings, se disse alarmada com uma operação dirigida contra pacientes que iam ser levados para locais seguros. 

ISRAEL ENTRA EM GUERRA APÓS ATAQUE SUPRESA DO HAMAS; VEJA IMAGENS

Tags

Autor