supremo

Lula tem novo favorito para indicar ao STF (e não é Flávio Dino)

Lula promete escolher até o final do ano o nome que ocupará cadeira deixada por Rosa Weber

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 16/11/2023 às 12:36 | Atualizado em 16/11/2023 às 12:38
Notícia
X

Apuração de Paulo Capelli, do Metrópoles, diz que o novo favorito de Lula (PT) para o Supremo Tribunal é o advogado-geral da União, Jorge Messias.

Ele teria passado à frente do ministro da Justiça, Flávio Dino (PSB), na preferência do presidente para uma indicação ao STF.

Um dos motivos seria a preferência do Partido dos Trabalhadores pelo atual AGU, o que teria peso na decisão do mandatário petista.

O presidente estaria segurando a indicação de Messias para não bater de frente com o Congresso, que prefere o presidente do Tribunal de Contas da União (TCU), Bruno Dantas.

Lula estaria evitando revelar o nome de Messias num momento próximo a votações importantes, como a da reforma tributária.

Dino prejudicado com polêmica da Dama do Tráfico

Capelli revelou que o fortalecimento do "Bessias" já vinha desde antes do episódio envolvendo a Dama do Tráfico na sede do ministério de Dino.

Contudo, a reportagem afirma que o episódio relacionando a Dama do Tráfico a Flávio Dino veio à tona neste momento por fogo amigo, visto que as visitas de Luciane Barbosa à sede do ministério aconteceram no primeiro semestre, mas só foram reveladas agora, às vésperas da indicação de Lula.

Quando questionado sobre a possibilidade de ir para o STF, Flávio Dino mantém a declaração de que não trabalha com o intuito de ocupar a cadeira deixada por Rosa Weber.

Lula, por sua vez, evita dar pistas sobre a escolha, mas garante que decidirá ainda em 2023.

Tags

Autor