Compesa apresenta R$ 3,6 bilhões em propostas para ampliação do saneamento em Pernambuco
O presidente da Compesa, Alex Campos, disse que as propostas apresentadas estão inseridas nos eixos "Água Para Todos" e "Cidades Sustentáveis e Resilientes" do Novo PAC Seleções

A Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) apresentou R$ 3,6 bilhões em propostas para ampliação dos serviços de saneamento em Pernambuco. As propostas visam à execução de obras de abastecimento de água e esgotamento sanitário na Região Metropolitana do Recife (RMR) e interior do estado.
As propostas foram submetidas à análise do Ministério das Cidades (MCID) e, caso sejam selecionadas, serão executadas com recursos já destinados pelo Governo Federal para os estados.
As obras contempladas nas propostas incluem:
- Implantação do Sistema Adutor de Negreiros, que irá levar água para a RMR Norte
- Fortalecimento da segurança hídrica da RMR Norte
- Adequação e implantação dos sistemas de esgotamento sanitário de Caruaru e Bezerros, no Agreste
- Obras de esgotamento sanitário em Porto de Galinhas, Paulista e Recife, na RMR.
Também estão sendo pleiteadas as obras da Barragem do Engenho Maranhão e ampliação do sistema produtor dos municípios do Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca; Obras e serviços de implantação do Sistema Produtor Integrado de Petrolina, Afrânio, Dormentes e Santa Filomena; Barragem do Engenho Pereira e Ampliação do sistema produtor de Moreno; Obras e Serviços de Adequação e Ampliação dos Sistemas de Abastecimento de Água (SAA ) Santa Cruz do Capibaribe e Toritama; Obras e Serviços de Adequação e Ampliação do SAA Camaragibe.
As iniciativas da Compesa visam a melhorar a qualidade de vida da população pernambucana, garantindo o acesso à água potável e ao esgotamento sanitário.