aceno

Javier Milei diz que Lula será "bem recebido" na cerimônia de posse

Presidente eleito fez aceno durante entrevista à TV argentina, mas Lula não deve comparecer à cerimônia por ter sido chamado de comunista e ladrão

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 23/11/2023 às 7:48
Notícia
X

Javier Milei fez um aceno ao presidente Lula durante entrevista ao programa de TV A Dos Voces, do canal Todo Notícias, na noite da última quarta-feira (22). O presidente eleito da Argentina afirmou que o brasileiro será "bem recebido" caso compareça à sua posse, marcada para o dia 10 de dezembro.

"Se Lula quiser vir, será bem recebido. Ele é o presidente do Brasil", disse Milei.

O argentino ainda não fez convite pessoal a Lula para o evento, mas convocou Jair Bolsonaro para a cerimônia em uma videochamada realizada no dia seguinte à sua eleição. O ex-mandatário brasileiro confirmou presença.

Lula não deve comparecer

Apesar do aceno, o presidente Lula não deve comparecer à posse de Milei. Isso porque o argentino, durante a campanha, chamou o petista de "comunista, ladrão e corrupto".

O ministro da Secom, Paulo Pimenta, disse que Lula só deve conversar com Milei caso o argentino telefone para se desculpar.

O assessor de Lula para assuntos internacionais, Celso Amorim, contou a Bela Megale, de O Globo, que Lula não deve comparecer.  "Do que eu conheço do presidente Lula, acho difícil que ele vá, porque foi ofendido pessoalmente, mas o Estado brasileiro estará representado", opinou.

Comenta-se que o vice-presidente Geraldo Alckmin pode ser escalado para representar o Brasil na posse.

No último domingo, após o resultado das eleições do país vizinho, Lula desejou boa sorte ao novo governo, mas não citou Javier Milei na declaração, que foi publicada nas redes sociais.

Bolsonaro vai para a posse de Milei

Tags

Autor