cpi

Pacheco poderá apoiar CPI da Braskem após afundamento em Maceió

Após mobilização política sobre responsabilização de empresa, Rodrigo Pacheco deve apoiar a instalação da CPI da Braskem e investigar afundamento dos solos em Maceió

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 04/12/2023 às 12:17
Notícia
X

A criação de uma Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) para investigar as ações da Braskem em Maceió está com mais chances de ocorrer. Após o aumento no afundamento do solo em diversos bairros da capital alagoana, existe possibilidade de que o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD-MG), comece a apoiar a instalação da CPI. 

Pacheco está mais inclinado a apoiar CPI da Braskem sobre afundamento do solo em Maceió, diz jornalista

Segundo informações do Blog da Daniela Lima no G1, após ser comprovado que os afundamentos em Maceió tinham vínculo com a exploração de sal-gema pela Braskem, a mobilização política para investigar as atuações da empresa aumentaram e passaram a conseguir mais atenção de Pacheco. 

Com a cidade em alerta de colapso a partir de seis bairros em risco de afundamento do solo e a possibilidade de uma forte tragédia prestes a ocorrer, a articulação para o desenvolvimento de uma CPI sobre o tema acabou facilitada. 

De acordo com aliados que conversaram com Daniela Lima, Pacheco já telefonou neste fim de semana para senadores do Alagoas prometendo que iria atuar para criação da CPI. 

 

O número de assinaturas para instalação da Comissão já foi conquistado, mas apenas o MDB indicou membros para compor o colegiado. Com o recesso parlamentar próximo, o plano dos políticos alagoanos é que ainda este ano já se consiga garantir a instalação da CPI, escolher um relator e aprovar um plano de trabalho. 

Entre um dos principais representantes pela defesa da CPI, o senador Renan Calheiros (MDB-AL) já planeja uma reunião nesta terça-feira (05) com o presidente em exercício, o vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). Também já existe o intuito de que, após chegar da COP 28, Lula vá até Maceió

ÚLTIMAS NOTÍCIAS MACEIÓ: BRASKEM se PRONUNCIA; veja nota!

Tags

Autor