luta antirracista

Aprovada em primeira discussão, cotas para negros em concursos públicos de Pernambuco

Proposta prevê reserva de 20% das vagas para pessoas que se autodeclaram negras

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 13/12/2023 às 7:59 | Atualizado em 13/12/2023 às 9:21
Notícia
X

A deputada Dani Portela (PSOL) aprovou em primeira discussão, na Assembleia Legislativa de Pernambuco (Alepe), uma proposta que visa estabelecer cotas às pessoas negras nos concursos públicos do estado. O substitutivo aprovado tem como objetivo alterar a redação de três projetos de lei (PLs), a fim de reservar uma quantidade das vagas oferecidas. A proposição segue em tramitação na Casa Legislativa e ruma para a segunda discussão.

As alterações pretendidas buscam reservar 20% das vagas oferecidas nos concursos públicos para pessoas que se autodeclaram negras. A deputada Dani Portela destacou a importância da aprovação da proposta, afirmando que ela é uma resposta ao racismo estrutural que ainda existe no país.

“Muito importante colocarmos um projeto como este para frente, entendendo a necessidade de enfrentarmos o racismo nas demais áreas da vida social. Vamos seguir trabalhando e articulando para que essa lei saia do papel e mude de fato a vida das pessoas”, pontuou a parlamentar.

A deputada Dani Portela também é ex-vereadora do Recife. No período de vereança, ela propôs um PL que estabeleceria uma reserva de também 20% das vagas oferecidas às pessoas negras nos concursos das repartições municipais. O projeto não prosperou, mas, ao assumir uma das cadeiras da Alepe, a deputada resgatou o compromisso, tornando o PL prioridade e um dos primeiros a ser proposto neste mandato.

A aprovação da proposta de cotas para negros nos concursos públicos de Pernambuco é uma conquista histórica da luta antirracista no estado. A medida, se aprovada em segunda discussão e sancionada pela governadora Raquel Lyra, vai contribuir para aumentar a representatividade da população negra no serviço público estadual.

ENEM DOS CONCURSOS: O QUE MUDA e COMO FUNCIONA o CONCURSO NACIONAL UNIFICADO:

Tags

Autor