economia local

Recife mantém liderança no Nordeste com maior PIB per capita

Cidade pernambucana registrou crescimento de 9,26% em 2021

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 17/12/2023 às 13:48 | Atualizado em 17/12/2023 às 13:59
Notícia
X

O Recife continua sendo a cidade com o maior PIB per capita do Nordeste, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O valor registrado em 2021 foi de R$ 33.094,37, o que representa um crescimento de 9,26% em relação ao ano anterior.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia e Inovação do Recife, Joana Portela Florêncio, destacou a importância da solidez da economia da cidade para a rápida recuperação do cenário adverso causado pela pandemia.

“Os dados divulgados são de 2021, quando a gestão municipal ainda não tinha acessado as operações de crédito para fazer os grandes investimentos que vêm sendo realizados na cidade. Ainda assim, continuamos sendo a cidade líder no Nordeste no PIB per capita”, disse a secretária.

A expectativa da Secretaria de Desenvolvimento Econômico é que os anos seguintes analisados pelo IBGE sejam de geração de riquezas ainda mais expressivas. A justificativa é que, somando 2021, 2022 e 2023, o Recife realizou o maior ciclo de investimentos da década, reunindo aportes de mais de R$ 1,5 bilhão.

O PIB per capita é um medidor importante do bem estar econômico porque mostra a relação da riqueza gerada na cidade e a sua população. Para a PCR, o resultado do Recife se mostra ainda mais expressivo quando se considera que a cidade vem reduzindo a desigualdade social e econômica, conforme registrou o IBGE, na semana passada.

Como é leitor do filósofo e escritor holandês Rutger Bregman (Utopia para Realistas), o prefeito João Campos deve saber que o caminho para a redução da desigualdade social ainda é muito longo e demanda persistência e coragem.

Tags

Autor