atraso no fundef

Precatórios do Fundef: Raquel Lyra culpa atrasos no pagamento dos herdeiros em erros no sistema

Raquel Lyra culpa erros cadastrais no sistema como principal motivo para atraso nos Precatórios do Fundef, principalmente dos herdeiros. O Blog de Jamildo contatou a Secretaria de Educação sobre diversos problemas apontados por fontes

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 29/12/2023 às 10:44 | Atualizado em 29/12/2023 às 11:01
Notícia
X

Nesta sexta-feira (29), último dia útil de 2023, muitos herdeiros dos precatórios do Fundef reclamam de atraso no pagamento do lote final do ano. A última data prevista no calendário do governo era na sexta-feira da semana passada (22). 

Após diversas críticas e mobilizações de herdeiros e professores com o pagamento atrasado, a governadora Raquel Lyra (PSDB) respondeu a um internauta sobre o tema. No texto em sua rede social, a equipe de Raquel afirmou que muitos não receberam por "erros de informação dos herdeiros beneficiários".

Raquel Lyra apresenta erros nos cadastros como principal motivo para atraso nos Precatórios do Fundef

Após um internauta perguntar em uma publicação da governadora, a equipe de Raquel Lyra respondeu que um dos principais problemas para o atraso nos pagamentos dos Precatórios do Fundef é a presença de erros nos cadastros na plataforma. 

O texto também apresenta que beneficiários com erros nos cadastros estão sendo informados pela Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) por email. 

Confira a fala na íntegra: "A Secretaria de Educação e Esportes de Pernambuco (SEE) informa que muitos erros de informação dos herdeiros beneficiários pelo Fundo de Manutenção e Desenvolvimento do Ensino Fundamental e de Valorização do Magistério (Fundef) estão sendo identificados. Aqueles que preencheram a plataforma com algum erro estão sendo informado [SIC] por email. Na medida que vão ajustando, os pagamentos serão liberados. A Secretaria reforça que está comprometida a pagar todos os beneficiários, por isso está trabalhando minuciosamente, mediante as devidas análises documentais e confirmação bancária, para que o pagamento ocorra de forma correta e justa". 

Mesmo com esse indicativo, diversas fontes informaram ao Blog de Jamildo que receberam o valor na quinta-feira (28) sem realizar alterações nos cadastros, o que comprovaria estarem com dados corretos.

Em resposta a um novo questionamento do Blog de Jamildo sobre o atraso no pagamento dos Precatórios do Fundef, especialmente dos herdeiros, a Secretaria de Educação indicou que, além dos problemas cadastrais, também houve "problemas operacionais e de sistemas bancários que estão travando o pagamento". Como diversas pessoas indicaram que receberam o pagamento nesta quinta, é possível que os problemas operacionais estejam em fase de resolução. 

Foi apresentado pela SEE-PE que o órgão está focado em resolver os problemas "o mais breve possível". Apesar de não responder diretamente ao questionamento, a fala ocorre após o Blog de Jamildo perguntar a veracidade de uma informação apresentada por uma fonte que foi indicada por um atendente da Secretaria que o pagamento dos precatórios ocorreria até esta sexta. 

Assunto relacionado com os Precatórios do Fundef

Portal dos Precatórios do Fundef está em manutenção desde quinta (28)

Reprodução site dos Precatórios do Fundef
Plataforma do Precatórios do Fundef está em manutenção desde quinta (28) - Reprodução site dos Precatórios do Fundef

Apesar da solicitação de que as pessoas com erros cadastrais modifiquem os dados, desde esta quinta-feira (28) que o portal dos Precatórios do Fundef está em manutenção. A situação impede com que os beneficiados façam as devidas alterações no cadastro para receber ainda este ano. 

Esse problema se soma às diversas críticas de leitores e fontes do Blog de Jamildo, que afirmam que não conseguem ser atendidos pela SEE via email ou telefone e que nos atendimentos presenciais são recebidos por pessoas com poucas informações sobre o assunto. A coluna também questionou a Secretaria sobre o assunto no qual a pasta afirmou que o número de atendentes para assuntos vinculados com os precatórios do Fundef foi aumentado "visando reforçar e dar mais celeridade à operação".

A nota ainda indica que "todos os atendentes foram capacitados e recebem as devidas orientações para prestarem informações, bem como possuem acesso para consulta e, caso precise, ajuste de cadastro". 

Tags

Autor