Conservação dos múseus

Governadora Raquel Lyra, socorra o Cais do Sertão!

Múseus sempre foram um problema na capital pernambucana e costumam fechar nos finais de semana

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 12/01/2024 às 9:37 | Atualizado em 12/01/2024 às 9:37
Notícia
X

O caos do Cais

Por André Correia, ex-presidente da Empetur, em artigo enviado ao blog de Jamildo

O abandono de um dos principais pontos turísticos do estado, o Cais do Sertão, no Recife Antigo, fala muito sobre o descaso deste governo com a cultura e turismo do nosso estado.

O Centro Cultural Cais do Sertão inaugurado em 2014 com a proposta de expor obras da cultura sertaneja cantadas pelo rei do baião Luiz Gonzaga apresenta uma série de problemas: o painel de fotos que registram cenas do dia a dia do sertanejo está danificado, nas paredes de exposição há espaços vazios de obras retiradas, vários pontos marcados de vermelho no chão alertam para o piso que esta cedendo, banheiros com faixas de interdição.

Um espaço criado para valorizar a cultura nordestina do Sertão que continua aberto recebendo turistas de todo país e que hoje levam daqui a imagem do descaso e desrespeito com a cultura da região.

O salão reservado ao Rei do Baião tem grande parte da vitrine com a discografia de Luiz Gonzaga vazia e o aparelho que deveria reduzir uma antiga entrevista dele simplesmente não funciona.

E pensar que Pernambuco, em 2012, foi o patrocinador do desfile da escola de samba Unidos da Tijuca que homenageou o centenário de Luiz Gonzaga. Quanto desrespeito deste governo com a nossa cultura.

A arte é a expressão de um povo. O Centro Cultural deveria ser um templo de preservação dessa expressão. Plagiando o compositor Chico Science: "do Cais ao Caos".

Governadora Raquel Lyra, socorra o Cais do Sertão!

Tags

Autor