abin paralela

Com operações da PF sobre Abin, Augusto Heleno se pronuncia

Augusto Heleno comenta sobre cerco aos envolvidos na Abin paralela e se posiciona sobre papel no caso vinculado à gestão de Alexandre Ramagem na Abin, que era subordinada a sua GSI

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 29/01/2024 às 11:29 | Atualizado em 30/01/2024 às 7:27
Notícia
X

O general Augusto Heleno, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI) do governo Bolsonaro (PL), se pronunciou sobre as novas fases da operação Vigilância Aproximada, que investiga a suspeita de espionagem ilegal no que foi chamado de "Abin paralela". A Agência Brasileira de Inteligência (Abin) era subordinada ao GSI durante a gestão de Jair Bolsonaro. 

AUGUSTO HELENO NEGA ENVOLVIMENTO EM "ABIN PARALELA"

Em fala para o Blog da Andréia Sadi no G1, o general Augusto Heleno afirmou que não participou das atuações em que o software israelense First Mile foi utilizado para monitorar ilegalmente autoridades. 

Heleno indicou que não tinha nada a declarar sobre esse assunto porque tudo que poderia falar já foi apresentado em duas Comissões Parlamentares de Inquérito (CPIs).

A conversa com o ex-chefe do GSI ocorreu após a operação da PF na quinta-feira (25), em que Alexandre Ramagem (PL-RJ) foi alvo de busca e apreensão. Augusto Heleno indicou que não haveria motivo para ser intimado pela Polícia Federal, já que tinha relatado todas as informações sobre o tema que tinha conhecimento nas CPIs do 8 de janeiro, tanto na Câmara do Distrito Federal quanto no Congresso Nacional. 

Apesar dessa declaração, foi apontado que Heleno não faz nenhuma menção sobre a Abin paralela durante suas falas nas comissões. As notas só apresentam que Heleno indicou nunca ter pedido nada para Alexandre Ramagem com teor político e elogiou o então diretor-geral da Abin. 

As falas de Heleno ocorreram antes da operação desta segunda-feira (29), em que um dos alvos foi o filho 02 do ex-presidente Jair Bolsonaro, o vereador Carlos Bolsonaro (Republicanos-RJ).

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

CARLOS BOLSONARO, filho do ex-presidente é ALVO DE OPERAÇÃO DA PF; Entenda

Tags

Autor