prisão

Valdemar Costa Neto é preso em flagrante por porte ilegal de arma em operação da PF

Polícia Federal cumpria mandado de busca na casa do dirigente partidário quando encontrou uma arma sem registro

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 08/02/2024 às 11:29 | Atualizado em 08/02/2024 às 12:11
Notícia
X

O presidente nacional do Partido Liberal, Valdemar Costa Neto, foi preso em flagrante pela Polícia Federal na manhã desta quinta-feira (8) por porte ilegal de arma. Os agentes encontraram uma arma de fogo sem registro na casa do dirigente.

A Polícia Federal estava na casa de Valdemar para cumprir mandado de busca e apreensão no âmbito da Operação Tempus Veratis, que mais cedo prendeu ex-assessores de Jair Bolsonaro e também cumpriu mandados nas residências de ex-ministros.

Os agentes também encontraram uma pepita de ouro na casa de Valdemar. O material será encaminhado ao Instituto Nacional de Criminalística (INC) da PF para ser periciado.

Após a prisão, Valdemar Costa Neto foi conduzido para a sede da Polícia Federal.

Além da casa do presidente da sigla, o diretório nacional do Partido Liberal, em Brasília, também foi alvo de buscas.

Na manhã de hoje, também foram presos os ex-assessores especiais de Jair Bolsonaro, Filipe Martins e Marcelo Câmara, além de outros dois militares.

Operação Tempus Veratis

Segundo a Polícia Federal, a operação apura organização criminosa que atuou na tentativa de golpe de Estado e abolição do Estado Democrático de Direito, para obter vantagem de natureza política com a manutenção de Jair Bolsonaro na presidência da República.

Ao todo, estão sendo cumpridos 33 mandados de busca e apreensão, quatro de prisão preventiva e 48medidas cautelares diversas da prisão.

Essas medidas incluem a proibição de manter contato com os demais investigados, de se ausentarem do país, com entrega dos passaportes no prazo de 24 horas e suspensão do exercício de funções públicas — medidas que foram aplicadas contra Jair Bolsonaro, que deve entregar o passaporte e evitar contato com seus ex-assessores e ex-ministros.

Os mandados estão sendo cumpridos nos estados do Amazonas, Rio de Janeiro, São Paulo, Minas Gerais, Mato Grosso do Sul, Ceará, Espírito Santo, Paraná, Goiás e no Distrito Federal. O Exército Brasileiro acompanha o cumprimento de alguns mandados, em apoio à Polícia Federal.

Bolsonaro se pronunciou

Passando férias em Angra dos Reis, no Rio de Janeiro, Jair Bolsonaro falou ao Metrópoles sobre a prisão dos ex-assessores.

"Acabou minha folga. Vejo colega sendo preso, é muito ruim”, disse o ex-presidente, por telefone.

Tags

Autor