vídeo bolsonaro

Revelado vídeo comprometedor em que Bolsonaro pede documento até com OAB para barrar vitória de Lula

Em vídeo que embasou operação da PF, Bolsonaro fala em mobilização para questionar eleições presidenciais e declara que TSE errou em colocar o Exército no TSE "sou o Chefe Supremo das Forças Armadas"

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 09/02/2024 às 8:50 | Atualizado em 09/02/2024 às 12:36
Notícia
X

Nesta sexta-feira (09), o vídeo que embasou a operação Tempus Veritatis (hora da verdade, em latim) foi divulgado pela jornalista Bela Megale, do Globo. O material mostra uma reunião de 5 de julho de 2022 entre o então presidente Jair Bolsonaro (PL) e parte de sua equipe no Palácio do Planalto. 

O conteúdo apresentado com exclusividade pelo Globo mostra Bolsonaro exaltado. Em certo momento do vídeo, o ex-presidente chega a chamar Lula de "satanás" e exigir mobilização de sua cúpula para questionar as eleições. 

Segundo a Polícia Federal, o vídeo "revela o arranjo de dinâmica golpista no âmbito da alta cúpula do governo" de Jair Bolsonaro. 

EM VÍDEO, BOLSONARO PEDIA QUE LISURA DAS ELEIÇÕES FOSSEM QUESTIONADAS

Bolsonaro exigia que a Comissão de Transparência do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) emitisse uma nota conjunta, também assinada pela OAB, em que fosse afirmado que "a lisura das eleições são (sic) simplesmente impossíveis de ser (sic) atingidas". O material deixa a entender que Bolsonaro gostaria que as eleições fossem adiadas. 

O ex-presidente também defendia a tese, sem provas, de que a eleição de 2022 seria fraudada pela esquerda e que seria necessária uma mobilização anterior porque uma reação após a disputa com Lula geraria "um caos no Brasil, uma grande guerrilha, uma fogueira no Brasil". 

Ainda na lógica de fraude, Bolsonaro declarou que "Alguém tem dúvida que a esquerda, como está indo, vai ganhar as eleições? Não adianta eu ter 80% dos votos. Eles vão ganhar as eleições".

Em momento de maior irritação, Jair Bolsonaro joga os óculos e afirma que "o que está em jogo é o bem maior que nós temos e contamos aqui na terra, que é a p* da liberdade [...] vamos ter que reagir".

Veja vídeos da reunião: 

BOLSONARO AFIRMA EM VÍDEO QUE TSE ERROU EM INSERIR EXÉRCITO "ESQUECERAM QUE SOU O CHEFE SUPREMO DAS FORÇAS ARMADAS?"

Durante a reunião, na qual a PF acredita que a equipe não sabia que era gravada, Jair Bolsonaro afirma que a inserção das Forças Armadas no Comitê de Transparência Eleitoral do TSE foi um erro do Tribunal, mas que "foi excelente" para o seu lado.

Ao apontar o benefício de ter o Exército nesse setor, Bolsonaro questiona "Eles se esqueceram que sou o chefe supremo das Forças Armadas?".

BOLSONARO AFIRMA QUE STF PREPARAVA FRAUDE PARA LULA GANHAR EM 1º TURNO

O então presidente também usa a reunião com seu primeiro escalão para criticar ministros do Supremo Tribunal Federal, ao relatar que Alexandre de Moraes, Luís Roberto Barroso e Edson Fachin "estão preparando tudo" para Lula ganhar as eleições em 1º turno por meio de fraude. 

"Alguém acredita em Fachin, Barroso e Alexandre de Moraes? Se acreditar, levanta o braço, acredita que são pessoas isentas?", questiona Bolsonaro, enquanto todos do ambiente permanecem em silêncio. 

Tags

Autor