crimes

Operação desmantela quadrilha envolvida com tráfico e lavagem de dinheiro; acusado queria bancar campanha do pai para prefeito

Operação cumpria mandados em vários estados do país desde o mês de janeiro. 30 pessoas foram presas.

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 19/02/2024 às 9:08 | Atualizado em 19/02/2024 às 11:40
Notícia
X

A Força Integrada de Combate ao Crime Organizado de Pernambuco (Ficco) anunciou nesta segunda-feira (19) a deflagração da Operação Manguezais, que tem o objetivo de desmantelar uma quadrilha que atuava no tráfico de drogas, lavagem de dinheiro e crimes desconexos em vários estados do país.

A investigação foi iniciada no final de 2022, tendo como foco um grupo chefiado por um presidiário, que já respondia a outros processos criminais e que estava dominando o tráfico de drogas na região de Rio Formoso, Tamandaré e outras cidades do litoral sul de Pernambuco.

Com o desenrolar das investigações, as equipes chegaram ao conhecimento das ramificações da organização criminosa, que possuía tentáculos no Rio Grande do Norte, Paraíba, Ceará, Minas Gerais e Mato Grosso.

Segundo a corporação, havia uma setorização das atividades criminosas, com alas dos grupos atuando diretamente no tráfico, lavagem de dinheiro e na intimidação e guerra pelo domínio de áreas onde estabeleceram pontos de vendas e drogas.

Divulgação/PF
Operação Manguezais - Divulgação/PF

Durante a investigação, os agentes detectaram que um dos líderes da quadrilha planejava investir financeiramente na campanha política de seu próprio pai para o cargo de prefeito de um município da Mata Sul de Pernambuco. Os nomes deles e a cidade em questão não foram revelados.

A polícia também descobriu um plano arquitetado no interior de um presídio de Pernambuco para promover distúrbios no estado, principalmente na Região Metropolitana do Recife, visando derrubar a cúpula da Segurança Pública de Pernambuco em meados do ano passado, como represália às ações que a SDS vinha efetuando e que contrariavam os interesses de parte da Organização Criminosa.

Após a finalização das investigações, a Vara Criminal da Comarca de Rio Formoso expediu mandados de busca e apreensão e de prisão preventiva que resultaram na execução de 13 buscas domiciliares, sendo cinco em outros estados, e prisão de 29 envolvidos, todos já encaminhados aos sistemas prisionais.

Divulgação/PF
Operação Manguezais - Divulgação/PF
Divulgação/PF
Operação Manguezais - Divulgação/PF

Durante as diligências, foram apreendidos quatro carros, incluindo uma BMW/X1 S20I M SPORT 2023, uma moto, 10 aparelhos celulares, um revólver calibre .38, uma réplica de fuzil e R$ 112 mil em espécie, com a realização de uma prisão em flagrante.

Todas as ações tiveram início no dia 30 de janeiro e foram concluídas na última sexta-feira, 16 de fevereiro. A Polícia Federal afirmou que a operação foi extensa devido à complexidade, capilaridade e tamanho de atuação da organização criminosa, e que ainda prossegue visando a capturas de outros envolvidos.

A Ficco é composta pela Polícia Federal (PF), Secretaria de Defesa Social de Pernambuco, através das polícias Civil e Militar, Secretaria de Ressocialização de Pernambuco, através da Polícia Penal, e a Polícia Rodoviária Federal.

Tags

Autor