Violência

Após resultados ruins em 2023, monitoramento dos dados da violência é trabalho semanal da atual gestora

A governadora Raquel Lyra acompanhou mais uma reunião do Juntos pela Segurança, na noite desta segunda-feira

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 20/02/2024 às 10:33 | Atualizado em 20/02/2024 às 11:17
Notícia
X

O ex-governador Eduardo Campos, no Pacto pela Vida, participava de todas as reuniões do então Pacto pela Vida e cobrava resultados práticos. As cobranças eram tão duras que um oficial da PM chegou a se suicidar no prédio da Seplan, no dia de uma destas reuniões. O pacto também tinha metas de redução da violência.

Uma das críticas que eram feitas ao programa Juntos pela Segurança é que a governadora não ia muito às reuniões e não havia metas. Depois de um primeiro ano com resultados ruins na área de segurança, o governo informa que o monitoramento e acompanhamento dos dados da segurança pública em Pernambuco é um trabalho semanal da atual gestora. Mudou o dia dos encontros com a cúpula da segurança. Era toda quinta.

A governadora Raquel Lyra acompanhou mais uma reunião do Juntos pela Segurança, na noite desta segunda-feira (19), na sede da Secretaria de Planejamento, Gestão e Desenvolvimento Regional, no Recife.

Durante a reunião, os gestores das forças operacionais do Estado apresentaram os resultados de segurança em Pernambuco e ações para tentar redução da violência.

“Nos reunimos mais uma vez com o time do Juntos pela Segurança para garantir as ações que vão fazer com que Pernambuco possa ter de volta a paz para seus cidadãos. A gente sabe que com trabalho efetivo e com as tropas que a gente tem à nossa disposição, servidores públicos do estado de Pernambuco, vamos conseguir planejar e executar ações para a redução da violência, devolver a paz para o povo pernambucano e garantir um local de mais paz social para a nossa gente”, discursou a governadora Raquel Lyra.

“Nós repassamos à governadora todos os resultados sobre os indicadores de mortes violentas intencionais, desde o começo do ano até ontem (18), com um retrato de cada área integrada de segurança. E traçamos um cenário para que a gente possa decidir quais são as ações necessárias para que tenhamos redução do número de homicídios no Estado nas próximas semanas", disse o secretário de Defesa Social, Alessandro Carvalho.

Na ocasião, os gestores das forças operacionais analisaram o resultado durante o Carnaval de 2024, que de acordo com os dados da Secretaria de Defesa Social (SDS), no período de quinta a terça-feira, o Estado apontou uma diminuição de 40% no número de roubos em relação a 2023 e de quase 30% dos furtos. A oposição lembrou que o governo deixou de fora o sábado de Zé Pereira e um dia a menos na contagem faz diferença.

Tags

Autor