ELEIÇÕES 2024

Túlio Gadêlha traz Marina Silva ao Recife para lançamento de pré-candidatura e amplia racha com PSOL

Deputado federal disputa indicação da federação PSOL-Rede com a deputada estadual Dani Portela

Imagem do autor
Cadastrado por

Blog de Jamildo

Publicado em 26/02/2024 às 12:17 | Atualizado em 26/02/2024 às 12:30
Notícia
X

A ministra do Meio Ambiente e Mudança do Clima, Marina Silva (Rede), desembarca em Pernambuco, no próximo dia 2 de março, para lançar a pré-candidatura do deputado federal Túlio Gadelha (Rede) à Prefeitura do Recife.

O evento, que deve contar com nomes nacionais e locais da legenda fundada por Marina, marca um aprofundamento das divergências entre o PSOL e a Rede, que formam uma federação partidária e, portanto, só podem apresentar um pré-candidato.

De um lado, os psolistas querem que a deputada estadual Dani Portela (PSOL) seja o nome do grupo na disputa municipal, que tem o atual prefeito, João Campos (PSB), como favorito. De outro, os sustentabilistas defendem a indicação de Túlio para o páreo.

Leia também: Túlio Gadelha, Gilson Machado e Dani Portela são os nome mais rejeitados no Recife

Questionada sobre a possibilidade de não haver recuo de nenhum dos pré-candidatos, a assessoria de Gadêlha foi enfática: "a federação deve chegar até a convenção com um acordo."

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

ATRITOS PÚBLICOS

Na última terça-feira (20), por unanimidade, o Diretório Municipal do PSOL em Recife decidiu avançar ainda mais na consolidação da pré-candidatura da deputada estadual Dani Portela para a prefeitura da cidade.

De acordo com o presidente municipal do PSOL, Thiago Carvalho, como o PSOL está federado com a Rede Sustentabilidade, a decisão da candidatura tem que ser tomada pelos dois partidos dentro da federação.

No entanto, de acordo com as regras estatutárias da federação, a Rede não tem mais do que 30% da federação em Recife.

Diante dessa situação, a candidatura da deputada Dani Portela só não se concretizará caso o PSOL, partido que possui 70% do peso decisório na federação, opte por uma decisão diferente. 

Contudo, com a recente ratificação unânime da pré-candidatura pelo diretório municipal do partido, essa posição está firmemente estabelecida.

“Em respeito à Rede, o próximo passo será reunir a federação para encaminhar nossa pré candidatura majoritária e começar o debate sobre a composição da chapa majoritária e proporcional", disse Carvalho.

"O PSOL Recife segue todos os ritos internos, de forma responsável e republicana, na construção de um programa popular e de esquerda para o Recife. Nosso partido representa uma alternativa política à cidade e vamos mostrar isso em nossa chapa proporcional e na candidatura da companheira Dani Portela" reafirma. 

TÚLIO REBATE PSOL

O deputado federal Túlio Gadêlha expressou surpresa em relação à nota divulgada pelo diretório municipal do PSOL à imprensa.

Segundo o parlamentar, o PSOL não pode falar pela federação. Ele também ressalta que os dois partidos têm legitimidade para lançar suas pré-candidaturas até o período de convenção eleitoral, quando se decidirá o candidato.

"Espero que nós possamos construir métodos para discutir o projeto que nós defenderemos para a cidade e o nome também", declarou.

Tags

Autor