Iluminação

Olinda receberá nova iluminação de LED em 26 mil pontos da cidade

Programa Nova Luz Led vai reforçar segurança principalmente em becos e vielas, e já começou por Peixinhos

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 01/03/2024 às 12:41 | Atualizado em 01/03/2024 às 12:47
Notícia
X

Cerca de 26 mil pontos de iluminação de Olinda vão passar por melhorias, dentro da iniciativa do Programa Nova Luz Led. A cidade de Olinda informou que a mudança começou na terça-feira (27), no bairro de Peixinhos, que recebeu as primeiras lâmpadas do projeto.

As outras localidades a contar com as ações, neste primeiro momento são Vila Popular, Varadouro, V8 e V9.

Segundo a gestão, a iniciativa levará segurança, qualidade de vida e tecnologia para os cerca de 26 mil pontos de iluminação da cidade, resultado de Parceria Público-Privada, iniciada há três anos, período em que Olinda se habilitou na PPP.

"Acima de tudo, esse trabalho vai melhorar a segurança pública na nossa cidade, por isso fiz questão que os representantes das forças de segurança estivessem aqui. Alguns dos nossos bairros já têm iluminação em LED, mas nos principais corredores. Agora, nós também vamos entrar em becos e vielas", lembrou o prefeito de Olinda, Professor Lupércio.

A secretária de Desenvolvimento Econômico, Tecnologia, Inovação e Turismo, Mirella Almeida, lembrou que o potencial de uma nova iluminação vai trazer benefícios para todos os setores, atraindo mais negócios e fortalecendo a cidade como destino turístico.

"Olinda avançou muito em quase oito anos e estamos falando em trazer a tecnologia para nosso favor e é isso que está sendo feito hoje. Há quase oito anos que estamos tirando projetos do papel e realizando. E realizar é uma marca dessa gestão, que, com o Programa Nova Luz LED, vai potencializar o turismo e a segurança, cumprindo nosso papel de Poder Público municipal", disse.

O secretário de Segurança Cidadã, Coronel Pereira Neto, falou sobre os benefícios para a segurança lembrando de estudos já realizados. Ele citou um levantamento feito na cidade de Nova Iorque, quando 83% da população relatou que a sensação de segurança aumentou com o reforço da iluminação pública.

"A iluminação está diretamente vinculada a essa percepção, mas também tem outras finalidades: melhora a segurança viária, pois os condutores passam a ter mais visibilidade. A população passa a ocupar os espaços públicos e também desestimula o potencial criminoso. A gente tem certeza de que essa nova iluminação vai trazer reflexos na queda dos índices de criminalidade e violência em Olinda", ressaltou.

O Diretor de Operações do Consórcio Brilha Olinda, vencedor da PPP, Roger Lucien, garantiu que todos os esforços serão empenhados para realizar o trabalho com a máxima celeridade e agradeceu o apoio dado pela gestão.

"Vamos fazer os maiores esforços para que o projeto mude a história de Olinda. Estamos à disposição para que tudo aconteça da melhor forma possível".

A secretária de Obras, Cláudia Peregrino, lembrou que todos os detalhes técnicos foram cumpridos à risca e a celeridade foi a tônica do projeto, com o trâmite mais rápido que outras cidades que participaram do leilão no mesmo período de Olinda e ainda não iniciaram a execução do trabalho.

"Nosso cronograma está adiantado porque a gente tem pressa em proporcionar segurança e qualidade de vida para a população. Foi um projeto bem pensado, bem elaborado e aprovado pelo Tribunal de Contas do Estado", afirmou.

Tags

Autor