suposto plano de golpe

Bolsonaro apresentou 2 minutas de golpe para Freire Gomes, diz ex-chefe do Exército à PF

Ex-comandante do Exército e outros militares apontam que Bolsonaro os mostrou duas minutas de golpe. Depoimento de militares à PF indica que Bolsonaro tinha "firme propósito de implementar" texto

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 05/03/2024 às 8:57
Notícia
X

O depoimento do general Marco Antonio Freire Gomes, que já fora apontado pela Polícia Federal como crucial para revelações sobre o suposto plano golpista, indica que o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) apresentou duas versões de minuta para um golpe

A versão de Freire Gomes sobre duas minutas golpistas é reforçada por outros militares questionados pela Polícia Federal. 

Os militares em questão afirmaram para a PF que Bolsonaro, junto do ex-ministro da Defesa Paulo Sérgio, mostrou minutas de golpe e afirmou que os itens apresentados nos documentos tinham de ser implementados. 

FREIRE GOMES INSERE BOLSONARO DIRETAMENTE EM TENTATIVA DE GOLPE

As informações são da coluna de Miriam Leitão, no Globo. Segundo a jornalista, os depoimentos dos comandantes do Exército, mais especificamente do ex-chefe do Exército, general Freire Gomes, inserem Bolsonaro na suposta tentativa de golpe

Carlos de Almeida Batista Jr., ex-comandante da Força Aérea Brasileira (FAB), confirmou as declarações de Freire Gomes. Os pontos também condizem com o documento encontrado no gabinete de Bolsonaro no PL

Freire Gomes deixou claro que o próprio Bolsonaro apresentou a minuta a ele e ao general Estevam Theophilo, comandante do Comando de Operações Terrestres.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

No depoimento, Theophilo afirmou que Bolsonaro mostrou o rascunho de documento e demonstrou "firme propósito de implementar o que estava escrito". 

O entendimento geral dos agentes da Polícia é de que Freire Gomes foi um dos responsáveis por evitar uma tentativa de golpe ao negar as tratativas sobre o assunto.

Apesar disso, o ex-comandante do Exército é questionado por não retirar os acampamentos bolsonaristas do Exército, nem denunciar os planos anteriormente. 

PF toma atitude após ato de BOLSONARO

Tags

Autor