eleições no Recife

O que explica João Paulo aparecer na condição de mais nome rejeitado no Recife

Nomes como Túlio Gadêlha, Gilson Machado Neto e Dani Portela também apareceram com rejeição superior ao atual prefeito

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 06/03/2024 às 12:00 | Atualizado em 06/03/2024 às 15:11
Notícia
X

Na mais recente pesquisa de opinião sobre o Recife, João Paulo, do PT, apareceu como o nome mais rejeitado na lista de nomes apresentados pelo Paraná Pesquisas.

O que explica o sentimento dos eleitores em relação ao ex-prefeito do Recife, que inclusive, neste quesito, tomou o lugar de nomes como Túlio Gadelha e Gilson Machado, em levantamentos realizados em 2023.

"Desconfio que seja menos devido à pessoa de João Paulo e mais pelo antipetismo prevalecente na sociedade, que é muito forte no Brasil, incluindo o Recife, particularmente exercido hoje por eleitores mais simpáticos a Bolsonaro", especula uma fonte do blog.

A questão do voto dos jovens, perfil trabalhado à exaustão na comunicação de João Campos, também pode estar contribuindo. Neste carnaval, vale citar, João Paulo ficou tão irritado com João Campos por 'nevar' o cabelo, numa tentativa de se aproximar das comunidades menos asistidas, que o petista passou recibo, divulgando cards afirmando que já havia feito isto, quando era gestor da cidade.

"Verdade (a questão do voto jovem). João Paulo é mais bem votado nos grupos de idade mais avançada, nos dois cenários em que aparece! Nestes cenários, ele chega a ter 13,1%, enquanto que na média dos cenários aparece com 7,5%", analisa a fonte.

"João Campos, em todos os cenários, tem votação maior entre os jovens de 16 a 24 anos, do que sua votação geral em cada cenário", compara.

Nomes como Túlio Gadêlha, Gilson Machado Neto e Dani Portela também apareceram com rejeição superior ao atual prefeito.

Veja o ranking completo abaixo.

"Se as eleições para Prefeito de Recife fossem hoje em qual/ quais desses candidatos o(a) Sr(a) NÃO VOTARIA DE JEITO NENHUM?

João Paulo (PT): 31,8%
Daniel Coelho (Cidadania): 27,1%
Túlio Gadêlha (Rede): 23,6%
Gilson Machado (PL): 21,3%
Dani Portela (PSOL): 20,2%
João Campos: 11,5%
Não sabe/Não respondeu: 12%
Poderia votar em todos: 2,7%

Tags

Autor