portugal

Eleições Portugal: Aliança Democrática vence Partido Socialista com votação apertada

Coligação de centro-direita vai liderar o legislativo português; extrema-direita quase triplicou a bancada

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 11/03/2024 às 7:03 | Atualizado em 11/03/2024 às 7:17
Notícia
X

A coligação Aliança Democrática, de centro-direita, venceu as eleições legislativas de Portugal, realizadas no último domingo (10), com resultado apertado. Com 99,01% das urnas apuradas, a AD havia contabilizado 29,49% dos votos, garantindo 79 cadeiras na Assembleia da República.

Em segundo lugar ficou o Partido Socialista (PS), que estava na liderança da Assembleia desde 2022. A legenda ficou com 28,66% dos eleitores no pleito de ontem, conseguindo 77 deputados na Assembleia — uma perda de 43 representantes.

O Chega, de extrema-direita, ficou em terceiro, com 48 cadeiras, ou 18,06% dos votos. O partido teve acréscimo de 36 nomes garantidos na bancada.

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Resultado Eleições Portugal

As eleições em Portugal eram previstas para 2026, mas foi antecipada para ontem, poucos meses após a renúncia do então primeiro-ministro Antônio Costa, em novembro, após ele ser alvo uma denúncia de operação policial — negada posteriormente.

É a partir dos parlamentares escolhidos no pleito que vai sair o novo governo. O cenário no país, contudo, é tido como de instabilidade. Veja o resultado das eleições de Portugal:

  • Aliança Democrática (AD): 29,49% (79 parlamentares)
  • Partido Socialista (PS): 28,66% (77 parlamentares)
  • Chega (de extrema direita): 18,06% (48 parlamentares)

Centro Direita Portugal

Luís Montenegro, líder da Aliança Democrática, afirmou que a coligação está pronta "para iniciar o governo e respeitar a palavra do povo português", mas ponderou que "a execução do programa do governo terá de passar pelo diálogo político na Assembleia da República”.

O líder da aliança contou que vai "cumprir a mudança" com um "novo primeiro-ministro, um novo governo e novas políticas".

"Nós temos de dar ao país novas políticas e cumprir a base do programa que foi hoje sufragado”, declarou Montenegro.

Partido Socialista Portugal

O líder do Partido Socialista, Pedro Nuno Santos, líder do Partido Socialista, reconheceu a derrota: "nós não temos uma maioria e se não temos uma maioria não nos podemos apresentar como uma solução".

Em seu discurso, também disse que a legenda não vai ceder a “nenhum tipo de pressão” e que o seu projeto “não é compatível com o da AD”.

Tags

Autor