brigas internas

União Brasil deve discutir hoje (13) retirada de Bivar da presidência após aumento das tensões

Em meio às tensões no União Brasil, partido se reúne nesta quarta (13) para decidir possível saída de Luciano Bivar da liderança. Acusações após incêndio nas casas de Antônio Rueda são estopim

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 13/03/2024 às 7:14
Notícia
X

Com o aumento das tensões sobre a liderança do União Brasil, o líder da legenda na Câmara dos Deputados, Elmar Nascimento (BA), declarou que o partido fará uma reunião entre os membros da Executiva Nacional. 

O objetivo é discutir e votar a possibilidade de um afastamento antecipado do atual presidente da sigla, o deputado Luciano Bivar (PE). 

INCÊNDIO EM CASAS DE RUEDA É ESTOPIM DE TENSÃO

A situação ocorre após Bivar perder a eleição de 2024 contra o atual vice-presidente do União Brasil, Antonio Rueda. Nos trâmites padrões, Rueda assumiria o cargo apenas em junho. 

A tensão no partido escalou depois de duas casas de praia de Rueda em Pernambuco pegarem fogo na noite desta segunda-feira (11).

Enquanto grupos alinhados ao vice-presidente do União Brasil acusam Luciano Bivar, o líder da sigla nega participação e acusa que a esposa de Rueda roubou valor significativo do cofre em sua casa. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

Alessandro Carvalho, Secretário de Defesa Social de Pernambuco, declarou em entrevista coletiva que o incêndio das casas apresentam indícios de crime. 

Criado com uma união entre o PSL e o DEM em 2022, Bivar foi o único presidente do União Brasil, a terceira maior banca na Câmara dos Deputados.

A vitória de Rueda em 29 de fevereiro foi unânime entre os votantes, Luciano Bivar chama o pleito de "eleição fajuta", "um negócio absolutamente arranjado". Bivar tentou cancelar as eleições, mas foi derrotado pelo restante da comissão. 

ENCONTRO DO UNIÃO BRASIL NESTA QUARTA (13)

Em meio ao conflito, o anúncio da reunião na legenda ocorre depois de um encontro entre membros do União Brasil na Câmara. A decisão em discussão que ocorrerá nesta tarde será sobre um possível afastamento antecipado de Bivar da liderança do partido. 

Deputados que participaram do encontro fechado afirmam que aliados de Luciano Bivar, como Marcelo Freitas (União Brasil-MG) e Moses Rodrigues (União-CE) devem tentar convencer o presidente a renunciar, mas o deputado já declarou para CNN que não vê a renúncia como uma opção. 

Líder do partido na Câmara, Elmar declarou que seria melhor que Bivar renunciasse ao cargo para não ser necessário votar sua saída da liderança.

O deputado também não descartou a chance de que fosse abordada uma possível expulsão de Bivar do partido, mas que será necessário "ver o que o estatuto e a lei permitem. Não sei se pode ser feito sumariamente, de uma forma cautelar". 

Tags

Autor