cabo de guerra

Luciano Bivar é afastado da presidência da União Brasil

Partido diz que ainda estuda expulsão do deputado federal

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 20/03/2024 às 17:39 | Atualizado em 20/03/2024 às 17:40
Notícia
X

O UOl informa que a executiva da União Brasil decidiu afastar o deputado federal Luciano Bivar (PE) da presidência do partido e encaminhou ao conselho de ética uma ação que pode expulsá-lo da legenda.

O afastamento do parlamentar ocorre depois de uma série de brigas internas e trocas de acusações entre ele e outra ala do partido, controlada pelo antigo DEM, que se associou ao PSL para formar o União Brasil.

O pedido de afastamento recebeu 11 votos favoráveis e cinco contra. Bivar participou por vídeo da reunião, mas não votou. O deputado apresentou questões de ordem para tentar postergar a votação, mas elas não foram acatadas.

A iniciativa ocorre depois de uma semana tumultuada, com incêndios em duas casas em Pernambuco ligadas ao presidente eleito da legenda, Antônio Rueda, que virou adversário de Bivar no partido.

Além do afastamento, cautelar, temporário, o partido divulgou a realização de um processo definitivo de expulsão no partido, com prazo de 60 dias para ser finalizado. Ele terá mais cinco dias para apresentar nova defesa.

União Brasil
ACM Neto, em coletiva em Brasília, comenta afastamento de Bivar - União Brasil

A destituição de Bivar foi articulada pela ala majoritária do partido depois de uma briga com o atual secretário-geral, ACM Neto. Em outubro passado, o dirigente xingou o correligionário durante uma conversa. Na hora, o ex-prefeito de Salvador não respondeu, mas articulou a derrubada do adversário.

Bivar teria chegado a concordar com a troca, mas no final mudou de opinião. No dia da reunião que chancelaria sua destituição, ele tentou cancelar a convenção, sem sucesso. Por fim, ameaçou contestar seu resultado judicialmente.

Integrantes da legenda passaram a acusar Bivar de envolvimento no ato do incêndio, porque ele teria supostamente feito ameaças a Rueda anteriormente. O dirigente nega ter a ver com o episódio e chama de "ilações" as acusações.

Tags

Autor