ampliação da licitação

João Campos republica licitação de requalificação da orla de Boa Viagem

Licitação correspondente à requalificação da quarta etapa havia sido cancelada para ajustes na metodologia construtiva

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 24/03/2024 às 11:01 | Atualizado em 24/03/2024 às 11:16
Notícia
X

Na edição do dia 20 de fevereiro, o Blog de Jamildo revelou que a Prefeitura do Recife, através do Gabinete de Projetos Especiais, havia decidido revogar a licitação para execução das obras de requalificação da 4ª etapa da Orla do Recife, compreendendo os trechos 2 e 3 do calçadão.

Pois bem. Agora, a Prefeitura do Recife relançou, no Diário Oficial do Município deste sábado (23), o processo licitatório correspondente à requalificação da quarta etapa da orla da capital. Com mais dinheiro em caixa, a gestão optou por ampliar o projeto.

O certame diz respeito aos trechos dois e três do calçadão, além das centralidades de Esportes e Praia Sem Barreiras.

Em fevereiro, a concorrência precisou ser cancelada pelo Gabinete de Projetos Especiais (GABPE), responsável pelas obras, para que a metodologia construtiva fosse aperfeiçoada.

“Será publicado no Diário Oficial do município o edital de licitação para a requalificação da Orla do Recife. O projeto inclui o Parque das Esculturas, que inauguramos ontem; os quiosques, já entregues; os novos banheiros, que uma parte foi entregue e o restante está em fase de conclusão; além dos quiosques de Brasília Teimosa, também em obra. Com esse edital, poderemos realizar um maior volume de obras nessa intervenção de requalificação da Orla. Lembrando que mudamos o tipo de aplicação do piso, passando de um sistema aderido para um sistema de intertravamento, proporcionando maior resistência no longo prazo e menor custo de manutenção. O prazo garantido de conclusão até o final de 2025 é de 18 meses de execução da obra”, disse o prefeito João Campos, em nota.

Segundo a PCR, um dos ajustes metodológicos diz respeito ao piso do calçadão. "O projeto anterior previa a metodologia de aplicação do pavimento de forma aderida, enquanto que o atual optou pela metodologia de intertravamento do piso, que garante maior durabilidade e facilidade na manutenção".

Com os ajustes, o Projeto Orla Parque passa a ter valor máximo de até R$ 127 milhões.

Segundo a PCR, não haverá prejuízo ao cronograma de obras e, no fim de 2025, o espaço será entregue aos recifenses totalmente requalificado e integrando Boa Viagem e Pina à Brasília Teimosa, totalizando 11 quilômetros de extensão. A ideia é transformar em um grande parque linear.

O Projeto Orla Parque prevê melhorias na segurança e iluminação, dobro do número de banheiros, além de reforma de toda a estrutura física do calçadão e aumento da área verde.

A gestão municipal entregou 60 quiosques ao longo da Avenida Boa Viagem, 12 banheiros requalificados e está executando as obras de mais oito. Além disso, atualmente estão sendo feitas as requalificações dos dez quiosques situados na Avenida Brasília Formosa e da sede da Associação Esportiva Cultural Sereias Teimosas. Recentemente, também foi iniciada a construção da primeira centralidade: Porto Terra Nova.

Tags

Autor