aplicativo

Paralisação Uber: motoristas de aplicativo fazem protesto no Recife; veja como está o trânsito

Manifestação do Uber hoje reúne veículos em frente ao Classic Hall; motoristas seguirão em carreata até a Alepe

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 26/03/2024 às 7:41 | Atualizado em 26/03/2024 às 10:22
Notícia
X

A paralisação dos motoristas de Uber e 99 já reúne manifestantes na pista local da Avenida Agamenon Magalhães, em Olinda, em frente ao Classic Hall. Por volta das 7h da manhã desta terça-feira (26), horário previsto para o início do protesto, algumas dezenas de carros já se encontravam enfileirados no local.

De acordo com Thiago Silva, presidente da Associação dos Motoristas e Motofretistas por Aplicativos de Pernambuco (Amape), a manifestação ganhará corpo no decorrer da manhã. A intenção, segundo ele, é não provocar bloqueio na pista que afete o trânsito no local.

Pelas redes sociais, é possível ver vídeos dos motoristas estacionados no local e promessas de adesão da categoria. Vários usuários estão afirmando que vão se dirigir ao local para participar da manifestação, que é pacífica e busca chamar atenção contra o PL que regulamenta a atividade da categoria, apresentado pelo Governo Federal no início do mês.

A Autarquia de Trânsito e Transporte Urbano do Recife (CTTU) afirmou que há agentes no local acompanhando a manifestação. Não há aviso de congestionamento na região até o momento.

Sidney Lucena/JC Imagem
Protesto de motoristas de aplicativo (Uber) no Recife - Sidney Lucena/JC Imagem

Na metade da manhã, os motoristas saíram em carreata até a Assembleia Legislativa, com apoio de muitos entregadores de moto e um trio elétrico. A ação foi acompanhada por viaturas da Polícia Militar.

Na sede do Legislativo Estadual, a categoria entregará aos deputados estaduais um pedido de retirada de urgência do projeto, que deverá ser enviado aos deputados federais e senadores pernambucanos.

Sidney Lucena/JC Imagem
Protesto de motoristas de aplicativo (Uber) no Recife - Sidney Lucena/JC Imagem
Sidney Lucena/JC Imagem
Protesto de motoristas de aplicativo (Uber) no Recife - Sidney Lucena/JC Imagem

Protesto Uber

Da Agamenon Magalhães, a carreata seguiu pela Avenida Cruz Cabugá, passando pelo Parque 13 de Maio, Rua Princesa Isabel e Rua da União, onde se estabelecerá na Alepe.

Além do Recife, também estão marcados atos em:

  • Caruaru, no Pátio do Povo;
  • Garanhuns, na Praça Mestre Dominguinhos;
  • Petrolina, no Pátio de Eventos Ana das Carrancas;
  • Vitória de Santo Antão, na Praça do Povo;
  • e Porto de Galinhas, em Ipojuca, na Região Metropolitana.

Greve Uber hoje

Por se tratar de uma paralisação nacional, também há protestos marcados em outras regiões do país, como em Curitiba, no Paraná, Campo Grande, no Mato Grosso do Sul, e em Maceió, em Alagoas.

"O motorista não quer pagar 27,5% de INSS, pois já estamos há oito anos sem nenhum tipo de reajuste. O que o motorista quer é liberdade pra trabalhar e tarifas justas, de no mínimo R$ 2 o quilômetro, mais tempo, pois as plataformas chegam a tirar 60% do valor de uma viagem”, disse Thiago Silva, presidente do Amape.

"Além disso, o projeto prevê o cálculo dos ganhos, com base na hora trabalhada, de R$ 32,09. Muitos destes profissionais já conseguem fazer um valor superior, em diversas capitais do país. Muitos temem o chamado bloqueio branco, onde as plataformas deixam de enviar solicitações, quando o mínimo é atingido", completou.

Outro ponto de divergência é a obrigatoriedade de representação de sindicatos, junto ao governo e plataformas. Na opinião do presidente da AMAPE, a categoria não se sente representada por essas instituições.

“Não existe ata de fundação, CNPJ, carta sindical ou qualquer outro documento que legitime estas pessoas, que participaram do GT, em Brasília e fecharam um acordo ruim para o motorista de aplicativos. Portanto, sindicatos, não nos representam”, pontuou.

Tem Uber hoje?

Em testes realizados pelo NE10 na manhã desta terça-feira, há motoristas operando normalmente nos aplicativos Uber e 99 na região central do Recife, o que indica que nem todos os profissionais aderiram à paralisação.

Por volta das 8h, solicitações de corrida foram prontamente atendidas nos aplicativos, com previsão de chegada ao local de embarque em poucos minutos. A faixa de preço das viagens tinha pouca ou nenhuma alteração.

Tags

Autor