prosub

Lula e Macron inauguram submarino Tonelero no Rio de Janeiro

Embarcação militar foi construída por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), parceria entre Brasil e França

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 27/03/2024 às 8:53
Notícia
X

O presidente Lula e o presidente da França, Emmanuel Macron, participarão do lançamento do submarino Tonelero nesta quarta-feira (27), em Itaguaí, no Rio de Janeiro.

A embarcação foi construída por meio do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub), uma parceria de cooperação firmada em 2008 entre Brasil e França.

LEIA TAMBÉM: Lula confunde Macron com ex-presidente da França durante viagem oficial do francês

O equipamento militar é o terceiro submarino convencional com propulsão diesel-elétrica construído totalmente no Brasil. Antes dele, já foram lançados os submarinos Humaitá e Riachuelo.

O programa de transferência de tecnologia entre os países pretende entregar cinco submarinos até 2033, sendo quatro convencionais e um nuclear.

Divulgação/Marinha do Brasil
Submarino Tonelero - Divulgação/Marinha do Brasil

O Tonelero será batizado pela primeira-dama do país, Janja Lula da Silva, seguindo uma tradição da Marinha do Brasil.

Submarino Tonelero

O submarino Tonelero tem 71,62 metros de comprimento e 15 metros de altura. A embarcação tem capacidade de deslocamento de 1.870 toneladas e pode ficar em operação por até 70 dias.

O Tonelero foi construído para superar a profundidade de 250 metros e atingir uma velocidade máxima de 37km/h, com capacidade para abrigar 27 praças e oito oficiais da Marinha.

A embarcação será equipada com seis turbos de armas capazes de lançar torpedos, mísseis antinavio e minas.

Após o lançamento, o submarino ainda passará por testes para avaliar os sistemas de combate e navegação, além de sua estabilidade no mar.

Submarino Humaitá e Riachuelo

Atualmente, o Brasil conta com quatro submarinos em operação:

  • Tupi, modelo IKL-209 construído na Alemanha;
  • Tikuna, modelo IKL-209 construído no Brasil;
  • Riachuelo e Humaitá, os primeiros do Programa de Desenvolvimento de Submarinos (Prosub) da Marinha do Brasil (MB), construídos no Brasil.

Tags

Autor