uber

Lula teme PL sobre motoristas de Uber após greves no país

Lula se preocupa com interpretação do público sobre PL dos motoristas de aplicativos como o Uber, presidente considera que protestos são causados pela mensagem do governo não estar clara

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 27/03/2024 às 8:27 | Atualizado em 27/03/2024 às 8:31
Notícia
X

A reação dos motoristas de aplicativo sobre o Projeto de Lei (PL) para regularizar a profissão causa preocupação no presidente Lula (PT).

Segundo informações da coluna de Malu Gaspar no Globo, Lula já expressou sua preocupação sobre o PL para aliados. 

LULA SE PREOCUPA COM VISÃO DE PL SOBRE UBER

Na terça-feira (26), enquanto os motoristas de aplicativos como o Uber protestavam em diversas cidades do Brasil, Lula cobrava aos seus ministros uma melhor comunicação sobre o projeto para os eleitores. 

O entendimento do presidente é de que o foco do projeto não está bem alinhado para o público. O plano de Lula é apresentar o PL como uma forma de assegurar garantias trabalhistas aos motoristas, sem tirar a autonomia do grupo. 

Entre os esclarecimentos que o Governo Lula considera que precisa ser feito é de que a contribuição previdenciária dos motoristas de Uber só será obrigatório para aqueles que não contribuem com o INSS em outras áreas. 

Alguns grupos de motoristas por aplicativo temem que se torne obrigatório a sindicalização da profissão, enquanto o governo Lula nega a possibilidade. Outros trabalhadores consideram que o valor mínimo é pequeno. 

Especialistas também avaliam que as mudanças na legislação aumentem o preço das corridas para evitar aumentar os gastos com os impostos exigidos. 

UBER E 99 vão reconhecer VÍNCULO TRABALHISTA com MOTORISTAS?

Tags

Autor