Eleições 2024

Perda do MDB para João Campos abalou aliados de Raquel

João Campos segue os passos do pai e vai transformando adversários em aliados, como foi o caso de Tadeu Calheiros, que deixa o Podemos e entra no MDB

Imagem do autor
Cadastrado por

Jamildo Melo

Publicado em 27/03/2024 às 11:22 | Atualizado em 27/03/2024 às 13:13
Notícia
X

A perda do MDB para o prefeito João Campos causou frustração entre os aliados de Raquel Lyra, dentro da estratégia de reforçar o palanque da oposição na capital pernambucana.

Conforme o blog de Jamildo informou nesta terça-feira, o MDB anunciou que permaneceria no palanque de João Campos, frustrando os aliados de Raquel. O grupo achava que o MDB estava no papo, apostando que a negociação viria principalmente pelo Nacional.

No plano local, o deputado Jarbas Filho estava até cotado para assumir uma secretaria no governo Raquel, pelo MDB, caso a aliança se concretizasse, mas a pasta de Turismo não entusiasmou muito.

A primeira reação foi de incredulidade com o desfecho.

"Jarbinhas comentou algo? A negociação não era com Raul... Estranho Raul fazer isso assinando nota no Instagram, sem uma convenção ou evento pra anunciar apoio", comentaram, nos bastidores.

Depois das redes sociais, de fato, no final do dia, o MDB marcou para esta quarta-feira um ato político para selar apoio à reeleição do prefeito João Campos.

Caso não pudesse ter o partido inteiro, a aposta era na divisão, que enfraqueceria o palanque situacionista. "Acho que o MDB vai rachar. Até porque o caminho para Isa (Arruda) no governo Raquel segue estruturado", afirmam as fontes do blog.

"Se o governo perder o MDB dessa forma, vai ser um recado muito ruim para própria base. É um problema muito maior do que a questão do tempo de TV e Rádio nas eleições de 2024. Será o colapso de um ritmo de articulação que estava indo bem. João Campos não está fazendo nada (na gestão), mas essa questão do MDB acende um sinal de alerta muito ruim para a base do governo", foi o comentário após o fato consumado.

Durante o evento de apoio do MDB para João Campos, também haverá a filiação de pré-candidatos a vereador do Recife, como o ex-vice líder da oposição na Câmara do Recife.

De acordo com essas informações de bastidores, os aliados de Raquel estavam tão seguros de que o MDB estava fechado e garantido que o pré-candidato Daniel Coelho já estava convidando pessoas para entrar no MDB local.

De fato, o deputado estadual Jarbas Filho estava próximo de Raquel Lyra, mas o fiel da balança acabou sendo o prefeito de Vitória de Santo Antão, Paulo Roberto Arruda (MDB), pai da deputada federal Isa Arruda. Foi ele que gerou o dois a um, em favor de João Campos.

Fazendo política, nos últimos 40 dias, o prefeito João Campos conversou com lideranças nacionais do MDB como Baleia Rossi, mas o pulo do gato mesmo foi se entender com Paulo Roberto.

O que pesou? Apesar de estar em campos opostos na cidade do agreste, com o PSB na oposição em Vitória, João Campos há dois anos ajudou de maneira direta na eleição da filha de Paulo Roberto, Iza Arruda, ao garantir bases ao MDB de Raul Henry. O partido só elegeu um e não fosse esta construção não teria conseguido nem o coeficiente eleitoral.

Coube a Paulo Roberto, sozinho, ir ao Palácio do Campo das Princesas dar a notícia do desfecaho das negociações a governadora Raquel Lyra. Consta que ela recebeu mal a notícia e foi dura com o prefeito.

Tags

Autor