RELAÇÕES EXTERIORES

Lula e Macron devem discutir acordo entre UE e Mercosul nesta quinta (28)

Lula e Macron tem reunião bilateral para debater divergências no último dia de viagem oficial do presidente francês. Emmanuel Macron passou três dias no Brasil

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 28/03/2024 às 7:04
Notícia
X

Em seu terceiro e último dia de viagem oficial pelo Brasil, o presidente francês Emmanuel Macron se encontra com o presidente Lula (PT) nesta quinta-feira (28) para uma reunião bilateral. 

Os tópicos de discussão entre os políticos devem ser focados nos pontos de divergência entre Lula e Macron, como os termos do acordo e livre comércio entre a União Europeia (UE) e o Mercosul e a situação da guerra entre a Rússia e a Ucrânia.

MACRON E LULA DISCUTEM HOJE PONTOS DE DIVERGÊNCIA

Depois de viajar para o Pará, Rio de Janeiro e São Paulo, Macron irá hoje a Brasília para uma reunião oficial com Lula. Luiz Inácio compôs a comitiva do presidente francês em quase toda viagem, apenas em São Paulo que as atividades foram conduzidas pelo vice-presidente Geraldo Alckmin (PSB). 

O acordo de livre comércio entre o Mercosul e a União Europeia é negociado há mais de 20 anos, a negociação está travada por falta de consenso com países como a França. 

A reunião deve ser utilizada para que Macron explique a Lula as razões para que a França não aprove o texto atual do acordo com o Mercosul, que é atualmente liderada pelo Brasil.

Já no Brasil, Macron criticou a atual proposta de acordo e propôs a criação de um novo. O presidente francês argumentou que o texto não considera os aspectos ambientais fundamentais e que o material estaria atrasado para as necessidades do mundo de hoje. 

FOTOS DE LULA E MACRON VIRALIZAM NAS REDES 

Após o primeiro dia da viagem de Macron, fotos do presidente francês com Lula viralizaram nas redes sociais.

Internautas consideraram que o ensaio de Lula e Macron no Pará parecia de um casamento e passaram a brincar que haveriam um tom romântico nas imagens. 

Macron deve voltar ao Brasil em novembro deste ano, para as reuniões da Cúpula do G20, que serão no Rio de Janeiro em 2024. Já em 2025, haverá a Conferência do Clima da ONU (COP30) em Belém. 

LULA TEM REPROVAÇÃO HISTÓRICA, DIZ PESQUISA

Tags

Autor