veto

Congresso quer derrubar veto de Lula sobre saidinha na próxima sessão

Lula vetou trecho que proibia saidinha para visita a familiares, mantendo o benefício para presos no semiaberto. Próxima sessão do Congresso acontece na quinta-feira (18).

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 12/04/2024 às 10:10
Notícia
X

Uma ala do Congresso Nacional trabalha para derrubar o veto de Lula ao Projeto de Lei das saidinhas de presos. Na última quinta-feira (11), o presidente da República sancionou o PL, mas vetou um trecho que proibia visita a familiares, mantendo esse benefício a presos em regime semiaberto.

Segundo o jornal O Globo, lideranças do parlamento receberam o veto com insatisfação e agora se movimentam para incluir a análise sobre o veto na próxima quinta-feira (18), quando ocorre a próxima sessão do Congresso.

O presidente do Senado, Rodrigo Pacheco, já havia sinalizado que o Congresso não concordaria com um veto de Lula sobre o tema.

"Há uma opção do Congresso Nacional relativamente a essas saídas temporárias, que é um instituto que deve ser restringido, especialmente para aquelas situações em que isso gere algum tipo de incapacidade para a ressocialização do preso. Não pode ser algo banalizado, que todos aqueles tenham acesso, porque de fato é muito recorrente a reincidência de crimes por aqueles que estão em saída temporária", disse Pacheco.


A decisão de Fux foi publicada na última quarta-feira (10) e atende a um pedido da Procuradoria-Geral da República (PGR).

Assista ao vídeo e saiba mais." />

Para o presidente do PP, senador Ciro Nogueira, o veto será "facilmente" derrubado pelo Congresso. Sérgio Moro (União Brasil) também disse que "vai trabalhar para derrubar o veto".

"Lula, ao vetar a lei que colocava fim à saidinha dos presos nos feriados, ignora as vítimas e a segurança da sociedade, e confirma o porquê foi o candidato favorito nos presídios. Vou trabalhar com meus pares para derrubar o veto", declarou o senador.

A bancada do PT votou em peso a favor do PL da saidinha, mesmo sendo uma pauta da oposição.

Tags

Autor