aprovação

PEC das drogas: Senado aprova criminalização do porte de drogas; entenda regras

O Senado aprovou na terça (16) a PEC das drogas; confira principais mudanças no projeto que representa impasse entre o Legislativo e o STF

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 17/04/2024 às 7:11
Notícia

Em antecipação ao julgamento ainda em andamento no Supremo Tribunal Federal (STF), o Senado Federal aprovou na terça-feira (17) a proposta de emenda à Constituição (PEC) que criminaliza o porte e a posse de drogas, independente da quantidade. 

Entenda as regras sobre a chamada PEC das drogas e próximos trâmites antes de efetivação da medida. 

A proposta conseguiu 53 votos favoráveis e 9 contra no primeiro turno. No segundo turno, o placar foi de 52 contra 9.

O único partido que orientou os senadores a votar contra a proposta de criminalização das drogas foi o PT, o MDB liberou os parlamentares para decidir enquanto as demais siglas orientaram o voto favorável. 

REGRAS SOBRE A CRIMINALIZAÇÃO DAS DROGAS

A proposta de emenda à constituição não apenas criminaliza o porte e a posse de drogas em qualquer quantia, mas também prevê a inserção de uma diferença entre o traficante e o usuário.

Nesta lógica, os usuários de drogas receberiam penas alternativas à prisão. 

As definições da PEC não trazem grandes diferenças da Lei de Drogas, existente desde 2006, mas dificulta mudanças na regra no futuro. 

  • Quer ficar informado sobre política, eleições e tudo que envolve o jogo do poder? Clique aqui para se inscrever no nosso canal do WhatsApp.

O tema é discutido no STF, mas o julgamento foi paralisado em março e ainda não tem data de retorno.

Ao contrário da linha aprovada no Senado, os magistrados do Supremo já conseguiram 5 votos favoráveis para descriminalizar do porte a partir de critérios de distinção entre uso pessoal e comercial. 

A distinção entre os ministros é sobre como seria feita a classificação do uso da droga para uso pessoal e quais seriam as consequências jurídicas para prática. 

A Lei de Drogas atual vê como crime conseguir, guardar ou transportar drogas ilegais para consumo pessoal, mas não traz punições com prisão. Como a regra não define um critério de distinção entre traficante e usuário, a avaliação é subjetiva. 

SENADO aprova PEC que criminaliza porte de droga; entenda mais

Tags

Autor