impacto internacional

Deputados dos EUA 'vazam' decisões sigilosas de Moraes

Alexandre de Moraes é alvo de relatório de comitê dos Estados Unidos. Parlamentares afirmam que ministro faz censura

Imagem do autor
Cadastrado por

Cynara Maíra

Publicado em 18/04/2024 às 9:14 | Atualizado em 18/04/2024 às 9:50
Notícia

Na quarta-feira (17), o Comitê Judiciário da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos (EUA) divulgou decisões sigilosas do ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), em relação ao X, antigo Twitter, em um relatório em que aponta como "censura forçada" os veredictos. 

O documento afirmou que as decisões do magistrado supostamente seriam contra a liberdade de expressão.

A maioria dos membros da comissão é formada por parlamentares do Partido Republicano, a sigla conservadora dos Estados Unidos.

REPUBLICANOS VÃO CONTRA ALEXANDRE DE MORAES

No relatório, os membros do comitê acusam os governos do Brasil e dos Estados Unidos de silenciar críticos de suas gestões nas redes sociais. 

Em um trecho do relatório, o comitê declara que "Moraes censura demandas" e afirma que o STF quer obrigar o X a "censurar meios de comunicação social no país". 

Segundo o portal Metrópoles, o grupo solicitou documentos ao governo brasileiro sobre as demandas e mandados do Tribunal Superior Eleitoral (TSE) e do ST sobre a suspensão ou retirada de contas do X. 

Intitulado de "O ataque à liberdade de expressão no exterior e o silêncio do governo Biden: o caso do Brasil", o material é divulgado depois de Elon Musk, dono do X, criticar os pedidos feitas por Moraes para suspensão de contas que divulgam informações falsas. 

Moraes x Musk: depoimentos de representantes do X no Brasil são autorizados

Tags

Autor