voto

PEC das drogas: como votaram os senadores pernambucanos

Saiba como foram os votos de Fernando Dueire, Humberto Costa e Teresa Leitão

Imagem do autor
Cadastrado por

Rodrigo Fernandes

Publicado em 17/04/2024 às 9:35 | Atualizado em 17/04/2024 às 9:38
Notícia

A PEC das drogas foi aprovada em dois turnos no Senado Federal, na última terça-feira (16). Do total de três senadores pernambucanos, dois participaram da votação — com posicionamentos contrários, inclusive — e uma não estava presente.

O texto da PEC das drogas criminaliza o porte e a posse de drogas em qualquer quantia e prevê a inserção de uma diferença entre o traficante e o usuário. A pauta agora seguirá para a Câmara dos Deputados.

De forma geral, a proposta conseguiu 53 votos favoráveis e 9 contra no primeiro turno, e 52 contra 9, na segunda votação. Veja como votaram os senadores pernambucanos.

PEC das drogas no Senado

O senador Humberto Costa (PT) votou contra a proposta. Segundo ele, "a política punitivista é ineficaz e produz impacto devastadores que implica diretamente as pessoas pretas, pobres e periféricas desse país".

"Essa emenda é um atestado de que nós falhamos, de que essa política punitivista e repressiva é ineficaz e produz impactos devastadores", disse o senador petista.

O senador Fernando Dueire (MDB) votou a favor do projeto. Mesmo com posicionamento contrário ao de Humberto na pauta, ele publicou uma foto ao lado do colega em suas redes sociais momentos antes da votação. Eles apareceram na imagem ao lado do prefeito da cidade de Afrânio, Rafael Cavalcanti, que estava visitando o Senado.

A senadora Teresa Leitão (PT) não estava presente na votação pois acompanha o presidente Lula na viagem à Colômbia. A parlamentar afirmou que, caso estivesse presente, votaria contra a proposta.

"O enfrentamento à política de drogas não pode ser feito dessa maneira que nivela o traficante ao usuário. O tráfico, o crime organizado não pode ser combatido desta maneira, pelo contrário, temos que ter políticas públicas mais efetivas, seja para combater o crime, seja para tratar os dependentes de droga", disse Teresa.

Tags

Autor