Informação e análise econômica, negócios e mercados
Noronha Pescados volta a importar salmão selvagem do Alasca para Páscoa
Publicado em 15/02/2016 às 8:00
Leitura:
Sucesso de vendas no ano passado, o salmão do Alasca está de volta ao mercado nordestino através da empresa pernambucana Noronha Pescados, que importou 200 toneladas do produto, disponibilizadas a partir desta semana nas redes Carrefour, Wal-Mart e Atacadão, na forma de filet e de postas.
O produto começou a ser vendido no Brasil depois da parceria da empresa com o Alaska Seafood Marketing Institute (ASMI), que está divulgando o produto. O salmão selvagem do Alasca tem sabor mais forte que o do Chile, criado em cativeiro.
Segundo o empresário Guilherme Blanke, o preço deverá ser igual ao de 2015, devido à parceria das empresas exportadoras para ampliar a divulgação do peixe selvagem no Brasil, que é considerado um grande mercado.
Blanke revelou que, apesar da crise, o consumo de peixe está crescendo no Brasil.
A Noronha Pescado, que possui uma linha de peixes da Amazônia, programa crescer 10% no mercado do Brasil e voltar a exportar peixe e camarão.
A cotação do dólar em 2016 deve tirar da mesa do brasileiro, na próxima Semana Santa, pelo menos três tipos de peixes vindos da China que o brasileiro se acostumou ao longo do últimos anos a comprar nos supermercados: merluza, polaca e panca, que chegavam ao Brasil em grandes volumes e cujos preços ficaram proibitivos.
Em seu lugar, devem vir os peixes do Sul do Brasil e da Amazônia, especialmente as pescadas branca e amarela, além dos peixes tradicionais, como a cioba (que engloba outros quatro tipos: pargo, dentão, vermelho e ariocó) e dos populares, como a corvina e a tainha.
A crise e a alta do dólar fizeram os frigoríficos importadores mudarem sua estratégia, concentrando-se no peixe produzido no Brasil. Isso não quer dizer que os peixes processados na China, como filet de merluza, panca e polaca, não estejam disponíveis, mas é que os preços ficaram mais altos para o consumo popular. No final do ano passado, com a alta do dólar, os volumes já foram reduzidos em mais de 20% e a expectativa é que a Semana Santa tenha, além de menos bacalhau da Noruega, menos peixes processados na China.
É o fato ou acontecimento de interesse jornalístico. Pode ser uma informação nova ou recente. Também diz respeito a uma novidade de uma situação já conhecida.
Artigo
Texto predominantemente opinativo. Expressa a visão do autor, mas não necessariamente a opinião do jornal. Pode ser escrito por jornalistas ou especialistas de áreas diversas.
Investigativa
Reportagem que traz à tona fatos ou episódios desconhecidos, com forte teor de denúncia. Exige técnicas e recursos específicos.
Content Commerce
Conteúdo editorial que oferece ao leitor ambiente de compras.
Análise
É a interpretação da notícia, levando em consideração informações que vão além dos fatos narrados. Faz uso de dados, traz desdobramentos e projeções de cenário, assim como contextos passados.
Editorial
Texto analítico que traduz a posição oficial do veículo em relação aos fatos abordados.
Patrocinada
É a matéria institucional, que aborda assunto de interesse da empresa que patrocina a reportagem.
Checagem de fatos
Conteúdo que faz a verificação da veracidade e da autencidade de uma informação ou fato divulgado.
Contexto
É a matéria que traz subsídios, dados históricos e informações relevantes para ajudar a entender um fato ou notícia.
Especial
Reportagem de fôlego, que aborda, de forma aprofundada, vários aspectos e desdobramentos de um determinado assunto. Traz dados, estatísticas, contexto histórico, além de histórias de personagens que são afetados ou têm relação direta com o tema abordado.
Entrevista
Abordagem sobre determinado assunto, em que o tema é apresentado em formato de perguntas e respostas. Outra forma de publicar a entrevista é por meio de tópicos, com a resposta do entrevistado reproduzida entre aspas.
Crítica
Texto com análise detalhada e de caráter opinativo a respeito de produtos, serviços e produções artísticas, nas mais diversas áreas, como literatura, música, cinema e artes visuais.