Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Sudeste entra na briga pela nova usina nuclear e Pernambuco terá concorrência pelo investimentos no Plano Decenal 2031

A confirmação de que uma nova usina será indicada pelo governo já no próximo PDE ocorreu .

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 08/11/2021 às 19:00
ELETROBRAS / DIVULGAÇÃO
EM OBRAS Antes mesmo da retomada das obras de Angra 3, suspensa depois de denúncias de corrupção, o governo federal planeja a construção de uma nova usina nuclear no País até 2031 - FOTO: ELETROBRAS / DIVULGAÇÃO
Leitura:

Em vídeo enviado à cerimônia de entrega do prêmio honra ao mérito nuclear, organizado pela Associação Brasileira para Desenvolvimento das Atividades Nucleares (Abdan), na semana passada, o ministro de Minas e Energia Bento Albuquerque, confirmou que, além de Angra 3, o Brasil terá uma nova usina nuclear indicada no Plano Decenal de Energia (PDE) 2031.

Os estudos em busca de um local para a construção do projeto já começaram e para o presidente da Abdan, Celso Cunha , em meio ao cenário de crise hídrica, a implementação de uma nova térmica nuclear na região Sudeste poderia ajudar na recuperação dos reservatórios ao longo dos próximos anos.

O ministro está em Glasgow (Escócia), para a Conferência da COP-26, mas antes de viajar gravou o depoimento.

TRIPE/MINÍSTERIO DE MINAS E ENERGIA
MINISTRO Bento Albuquerque - TRIPE/MINÍSTERIO DE MINAS E ENERGIA

Em 2011, um estudo da Eletronuclear, subsidiária da Eletrobras, apontou a região de Itacuruba, no sertão pernambucano, como possível sítio para uma nova central nuclear, devido à baixa densidade populacional e à proximidade do rio São Francisco, cujas águas seriam usadas para resfriar os reatores.

Entretanto, o projeto enfrenta resistência de ambientalistas que alegam que em 1988 quando Pernambuco escreveu sua constituição incluiu a proibição de uma térmica nuclear no seu território.

O plano voltou a ser defendido recentemente pelo governo federal, em meio à busca de alternativas para a crise energética. Os opositores ao projeto da usina temem prejuízos a comunidades indígenas e quilombolas da região, além de danos ambientais.

Em agosto, a ministra Rosa Weber, vice-presidente do Supremo Tribunal Federal, julgou procedente o pedido para declarar a inconstitucionalidade do inteiro teor do art. 216 da Constituição do Estado de Pernambuco. O artigo proíbe a instalação de usinas nucleares no estado.

A decisão  veio num momento em que articulações políticas tentam viabilizar a instalação de uma unidade do tipo em Itacuruba.

A Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI) foi proposta pelo Procurador-Geral da República, Augusto Aras. No artigo 216 da Constituição do Estado de Pernambuco, declara-se: "Fica proibida a instalação de usinas nucleares no território do Estado de Pernambuco enquanto não se esgotar toda a capacidade de produzir energia hidrelétrica e oriunda de outras fontes".

Em 2011, foi realizado um estudo pela Eletronuclear (subsidiária da Eletrobras). Nele, apontou-se Itacuruba, localizada no Sertão pernambucano, como possível local para instalação de uma nova central nuclear.

Isso acontece por causa da densidade populacional e da proximidade do rio São Francisco, cujas águas poderiam ser usadas para resfriar os reatores nucleares. Críticos ao projeto, porém, apontam possíveis danos ambientais e prejuízos às comunidades indígenas e quilombolas da região.

Em Pernambuco o engenheiro Carlos Henrique da Costa Mariz afirma que uma central nuclear de Itacuruba, em Pernambuco, seria um importante projeto para segurança energética da região Nordeste, sustentável e com grande impacto no desenvolvimento regional.

A geração de energia elétrica no mundo é predominantemente de energia térmica, incluída a nuclear. Verifica-se que da produção total de eletricidade 40% é proveniente do carvão mineral, 23% de gás natural, 16% de hidroelétricas, 11% de nuclear, 5% de petróleo e o restante de eólica, solar e outros .

Para eles as termelétricas são confiáveis, não dependem do clima e operam sobre completo controle dos operadores enquanto que as renováveis dependem do clima. As pressões ambientais ligadas ao clima vem mudando esse perfil aceleradamente.

A energia nuclear exerce um papel fundamental para concepção de uma matriz equilibrada, fornecendo segurança energética. Existem no mundo 444 usinas nucleares em operação, 54 em construção, 111 em aprovação e mais 330 em planejamento.

 

Eletrobras/Divulgação
Usina de Angra 3 - Eletrobras/Divulgação

Comentários

Últimas notícias