Coluna JC Negócios

Antiga sede do Banco Itaú nas Graças, no Recife, será transformada em empresarial multiuso descolado

Bem conservado, limpo, com seguranças, o prédio de 12 mil m² será objeto do maior projeto de retrofit (técnica de revitalização de construções antigas) de Pernambuco

Imagem do autor
Cadastrado por

Fernando Castilho

Publicado em 15/12/2021 às 7:00 | Atualizado em 15/12/2021 às 7:23
Notícia
X

Pouca gente percebe quando passa pela Praça do Entroncamento, nas Graças, Zona Norte do Recife, que, na esquina da Rua das Creoulas com Avenida Rui Babosa, existe um enorme prédio que já abrigou a sede regional do Banco Itaú e que está inteiramente desocupado.

Bem conservado, limpo, com seguranças, o prédio de 12 mil m² será objeto do maior projeto de retrofit (técnica de revitalização de construções antigas) de Pernambuco, devendo ser transformado num centro empresarial multiuso com previsão de abrigar dezenas de operações, inclusive restaurante, num empreendimento que vai exigir R$ 60 milhões em investimentos. Parte deles, na aquisição do edifício à Fundação Banco Itaú, que o construiu em 1988, fechou desde 2010, mantendo sua conservação como se fosse para reocupá-lo imediatamente.

FERNANDO CASTILHO
Entroncamento Plaza Center. - FERNANDO CASTILHO

O prédio foi construído no que o mercado chama de padrão Faria Lima. Pé direito de 3,8 metros, 300 garagens, heliporto na cobertura, infraestrutura de ar-condicionado central e oito pavimentos com lâminas de 1.000 m², com previsão de piso para infraestrutura de cabeamento.

Aos oito pavimentos se somam um andar de serviço, entrada pela Avenida Rui Barbosa e Rua das Creoulas, e um completo paisagismo que inclui sapotizeiros e árvores que refrescam todo o conjunto arquitetônico.

A proposta de fazer o megaretrofit veio quando o empresário Rogério Castro e Silva soube do interesse da fundação Banco Itaú em se desfazer do ativo, já que não há perspectivas dele ser reocupado pelo banco patrocinador da entidade.

Castro Silva decidiu criar o Entroncamento Plaza Center. Sua empresa, a Construtora Tecla, tem quase 50 anos de mercado com foco no cliente, seja em empreendimentos residenciais ou corporativos. O arquiteto André Lobo assina o projeto de readequação.

Mas dessa vez, ele se juntou à PPA Capital - Real Estate Development, liderada por Rafael Freire, que atua no desenvolvimento e viabilização de investimentos imobiliários corporativos, com ênfase em imóveis para Renda, Built to Suit, Sale & Leaseback e Site Location.

A proposta é transformar o prédio num empreendimento multiusuário, que traga para a área de influência do bairro das Graças comércio e serviço (inclusivos serviços de economia compartilhada como coworking), atendendo uma demanda de um bairro que se utiliza bastante do conceito de walkability.

FERNANDO CASTILHO
ANTIGA SEDE DO BANCO ITAU SERÁ CENTRO EMPRESARIAL NAS GRAÇAS. - FERNANDO CASTILHO

O modelo é de criação de cotas que tragam para o investidor que entra comprando um produto já reformado e pronto para operar com preço alvo de R$ 5.500,00/m2, que é quase 50% do que o mercado oferece hoje em dia em produto comparável, e mais uma expectativa de retorno de 1,15% ao mês. 

Castro e Silva aposta que além de venda das cotas para investidores, o Entroncamento Plaza Center vai ser um sucesso porque o edifício é diferenciado em termos de padrão construtivo.

"Eu chamo de Padrão Faria Lima", diz o empresário. "Todos os andares têm suporte de piso e teto para instalações de TI e infraestrutura. Vamos criar uma nova opção de serviços modernos para um público jovem e que vai se sentir facilmente ambientado no projeto que o arquiteto 90 está desenvolvendo".

Se tudo der certo, o objetivo é iniciar o retrofit em janeiro/2022, para que o prédio esteja operacional em dezembro/2022.

FERNANDO CASTILHO
Entroncamento Plaza Center. - FERNANDO CASTILHO

 

 

Tags

Autor