Cenário econômico em Pernambuco, no Brasil e no Mundo, por Fernando Castilho

JC Negócios

Por Fernando Castilho
[email protected]

Informação e análise econômica, negócios e mercados

Coluna JC Negócios

Aumento de 400 mil barris/dia é gesto simbólico da Opep, que produz 41.694 milhões de barris/dia de petróleo

Em 20 de dezembro 2021, o barril de petróleo estava cotado a U$ 70,94. Nesta terça-feira, 1º de março, fechou em exatos U$ 103,89

Fernando Castilho
Cadastrado por
Fernando Castilho
Publicado em 02/03/2022 às 16:30
DIVULGAÇÃO/OPEP
JUSTIFICATIVA Ampliação, pelo menos no site da Opep, não teria relação com a guerra da Rússia com a Ucrânia. Os russos são de um grupo privilegiado na Organização Exportadora - FOTO: DIVULGAÇÃO/OPEP
Leitura:

A Organização dos Países Exportadores de Petróleo e aliados (Opep+) anunciou nesta quarta-feira, 2, que elevará a oferta da commodity em 400 mil barris (bpd) em abril. O número é simbólico pois a Opep+ produz, por dia, 41.694 milhões de barris/dia.

Mas quem for procurar no site da instituição vai ver que não há qualquer referência ao conflito da Rússia com a Ucrânia de modo que é preciso interpretar o que está no texto da nota que anuncia o aumento da produção. Certamente, porque a Rússia faz parte do grupo de 10 países identificados na Opep com o sinal de +.

Diz apenas que a Organization of the Petroleum Exporting Countries - OPEC (Organização dos Países Exportadores de Petróleo - OPEP na tradução livre) ao “reconfirmar o plano de reajuste da produção e o mecanismo de reajuste mensal da produção aprovados na 19ª Reunião Ministerial e a decisão de reajustar a produção global mensal em 0,4 mb/d para o mês de abril de 2022”.

E que a instituição resolveu “reiterar a importância crítica de aderir à plena conformidade e ao mecanismo de compensação aproveitando a prorrogação do período de compensação até o final de junho de 2022.

Ao “reajustar a produção global mensal em 0,4 mb/d a Opep está falando em bom português que está ampliando em mais 400 mil barris por dia. O que diante da produção de 41.694 milhões de barris/ dia não é absolutamente nada.

OPEP
As plataformas de exploração de petróleo no Mar do Norte terão 34 anos a mais do que se presume - OPEP

Nem mesmo quando se toma os 10 países membros da organização e que juntos produzem 25. 315 milhões de barris/dia.

O gesto é, portanto, simbólico e um sinal que a instituição está muito preocupada embora para sua diretoria e membros dirigentes eles não estejam ainda tratando oficialmente disso.

Para entender um pouco do gesto a Opep é importante pegar outra informação disponível no site da OPEC.

Está ali, a informação assustadora de que o mesmo barril de petróleo que no dia 20 de dezembro 2021 estava cotado a U$ 70, 94 fechou o dia 1º de março em exatos U$ 103,89 o que independentemente da guerra se prolonga ou não já desorganizou a economia internacional.

O crescimento do preço do barriL do petróleo em apenas 70 dias foi de astronômicos US$ 32,95 suficientes para derrubar qualquer perspectiva de crescimento. O mundo não está preparado para um crescimento de preços tão grande em tão pouco tempo.

O gesto da OPEP é importante, mas muito mais efetivo foi o fato de os 31 Estados-membros do Conselho da Agência Internacional de Energia (AIE) concordaram nesta terça-feira (1), com a liberação de 60 milhões de barris de petróleo de suas reservas emergenciais ao mercado, de forma a "enviar uma mensagem unificada e forte aos mercados globais de que não haverá déficit de suprimento como resultado da invasão da Ucrânia pela Rússia",

DIVULGAÇÃO
A plataforma de petróleo Berkut é a maior do mundo, pesando mais de 200.000 toneladas. Ele está localizado no campo de petróleo Sakhalin-1, na costa do Pacífico da Rússia. - DIVULGAÇÃO

Como disse a AIE no seu comunicado, a liberação dos barris corresponde a cerca de 4% de toda a reserva dos países que compõem o grupo - de 1,5 bilhões de barris - e deve ser lançado ao mercado a um ritmo de cerca de 2 milhões de barris por dia (bpd) por um mês.

O importante dessa movimentação tem a ver com o fato de que a Rússia com seus 10,436 milhões de barris/dia faz parte do grupo dentro da instituição classificado como “Non-OPEC” e que juntos produzem um total de 16,379 milhões de barris de petróleo/dia.

Esse grupo é formado pelos 10 países fundadores a organização são Argélia, Angola, Congo, Guiana Equatorial, Gabão, Iraque, Kuwait, Nigéria, Arábia Saudita e União Africana. Sozinho eles produzem 25.315 milhões de barris de petróleo/dia.

Os outros 10 países “Non-OPEC” são Azerbaijão, Bahrein, Brunei, Cazaquistão, Malásia, México, Omã, Sudão, Sudão do Sul e Rússia que juntos produzem 16,379, milhões de barris/dia

Comentários

Últimas notícias